A Administração Regional de Ceilândia, em conjunto com o GDF Presente, a Novacap e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), aumentou as ações de limpeza, recuperação e manutenção urbana na cidade.
Na última semana, as equipes desobstruíram 37 bocas de lobo na Avenida Leste, uma via importante da região, melhorando o escoamento da água das chuvas e evitando acúmulos. Na QNM 27, foi feita a limpeza da galeria de águas pluviais para garantir o bom funcionamento da drenagem.
Também foram feitas podas de árvores na QNM 27 e na Via O-4, em Ceilândia Norte, o que ajuda a prevenir quedas de galhos sobre cabos e ruas durante tempestades.
Mais de 150 toneladas de entulho e resíduos foram retiradas de locais como o canteiro central da Avenida Hélio Prates e nas quadras EQNN 03/05, EQNM 23/25, EQNM 21/23 e QNM 28.
Na recuperação do asfalto, foram aplicadas 7,8 toneladas de massa em locais como EQNP 12 Conjunto O e EQNP 08/12, proporcionando mais segurança e melhor trânsito.
Segundo o administrador regional, Dilson Resende, o objetivo é preparar a cidade para o período chuvoso e reduzir problemas para os moradores. Ele destacou que a limpeza das bocas de lobo e a poda das árvores são essenciais para evitar alagamentos e acidentes. “Com a drenagem funcionando bem e sem lixo ou galhos nas ruas, diminuímos muito os riscos durante as chuvas. É um trabalho contínuo de prevenção e cuidado com a cidade e seus moradores”, afirmou.
Moradores também notaram a melhoria. Vagner de Souza Vieira, cobrador de ônibus, comentou que antes as chuvas fortes causavam alagamentos frequentes no P Sul, e agora, com o cuidado na limpeza das bocas de lobo e remoção de lixo, a situação está melhor, deixando as pessoas mais seguras ao se locomoverem.
As ações continuam em ritmo acelerado, e a Administração pede a colaboração da população para não descartar lixo e entulho em locais impróprios, o que é fundamental para manter a cidade limpa e segura durante as chuvas.
Na zona rural, as equipes recuperaram áreas de erosão no Núcleo Rural Boa Esperança e reconstruíram a ponte no Núcleo Rural Alexandre Gusmão, além de recuperar 750 metros de estrada vicinal no Setor P Sul Rural. Este trabalho contou com a colaboração da Novacap, DER-DF, Secretaria de Obras e Infraestrutura e Secretaria da Agricultura, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.