A Administração Regional de Ceilândia, junto com a Novacap, o programa GDF Presente e o Serviço de Limpeza Urbana (SLU), iniciou uma ação especial de limpeza e manutenção desde segunda-feira (19). O objetivo é melhorar a infraestrutura, limpar áreas públicas e aumentar a segurança e o bem-estar da população.
Entre os trabalhos feitos, foram removidas 52 toneladas de entulho e lixo em áreas como ADE do Setor P Sul, EQNM 07/09 em Ceilândia Sul e QNM 12, na Ceilândia Norte. A equipe do programa Mãos Dadas também recolheu materiais inúteis nas CNM 01 e 02, localizadas no centro da cidade.
O administrador regional, Dilson Resende, comentou sobre a importância dessas ações para a saúde da comunidade. “Manter a cidade limpa é essencial para a saúde pública. Ao retirar entulho, lixo e materiais descartados de forma errada, evitamos a criação de insetos e pragas como escorpiões e ratos que podem prejudicar a saúde das famílias”, explicou.
No trabalho de recuperação do asfalto, foram usadas mais de 46 toneladas de massa para reparar ruas como QNN 26, QNQ 7, EQNM 20/22 e Via P3 Sul, utilizando uma tecnologia que aumenta a durabilidade do serviço. Na parte de drenagem, mais de 27 bocas de lobo foram desentupidas, e uma nova boca foi instalada na QNN 39. Durante 2025, cerca de 8 mil bocas de lobo em Ceilândia receberam manutenção.
As ações também incluíram cuidados em espaços públicos, com a poda de arbustos na Praça da Bíblia e a manutenção do playground na QNP 26. Na área rural, as equipes realizaram patrolamento e nivelamento das estradas de terra para facilitar o acesso e o transporte da produção local.
A administração chama a atenção para os custos do descarte incorreto de lixo, que chegam a R$ 6 milhões por mês no Distrito Federal, valor que poderia ser usado em saúde, educação e transporte. O órgão pede que a população evite jogar lixo nas ruas e áreas verdes, ajudando a construir uma cidade mais sustentável.
