O Centro de Ensino Fundamental 04 de Ceilândia conseguiu um resultado importante na Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac), alcançando o primeiro lugar na etapa regional do Centro-Oeste. Com essa vitória, a escola garantiu um lugar na fase nacional da competição, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 17 e 22 de novembro.
Este sucesso mostra o esforço dos alunos e professores em atividades que envolvem mapeamento, geografia e análise espacial, assuntos que estão se tornando cada vez mais importantes nas escolas públicas do Distrito Federal. A conquista valoriza o nome da escola e incentiva outras instituições a investirem em competições escolares e multidisciplinares.
Para os estudantes, a olimpíada trouxe novas formas de entender a cartografia. Maísa Xavier, aluna do 9º ano, de 14 anos, disse que antes acreditavam que iriam apenas desenhar mapas, mas aprenderam como fazer um mapa e como obter dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Ela ressaltou que este conhecimento será útil para seu sonho de ser pesquisadora.
A equipe ficou surpresa com a parte prática do mapeamento digital. Maísa destacou que foi interessante aprender como são preparados os materiais de estudo e pesquisa, mudando a visão dos alunos sobre as ferramentas que utilizam diariamente.
Trabalho em equipe
A segunda fase da olimpíada exigiu que os alunos fossem criativos e trabalhassem juntos. O grupo desenvolveu um jogo educativo com o tema caça ao tesouro, focando em informações sobre quilombos e educação contra o racismo. David Souza Landim, de 15 anos, explicou que o jogo consistia em responder perguntas sobre esses temas para avançar no jogo.
Uriel Lima Cruz, de 14 anos, comentou que o segredo do sucesso foi o trabalho em grupo para criar os mapas e o jogo e que essa experiência será valiosa para o futuro profissional dos alunos.
Dedicação e apoio dos professores
O bom desempenho da equipe deve muito ao trabalho da professora Vanessa Cristina Vasconcelos, que tem 11 anos de experiência na rede pública. Maísa afirmou que grande parte da vitória deve-se à dedicação da professora, que atuou de forma independente, diferente de outras olimpíadas que contam com grupos de apoio.
Vanessa comentou que trabalhou a autoconfiança dos alunos desde o começo, reforçando para eles que eram capazes, mesmo quando duvidavam diante das escolas privadas. Além disso, as saídas de campo, como visitas à Universidade de Brasília, ampliaram os conhecimentos dos estudantes.
Expectativas para a fase nacional
A equipe do CEF 04, formada por quatro alunos e pela professora Vanessa Cristina, viajará para o Rio de Janeiro no dia 17 de novembro para participar da fase nacional, com retorno previsto para o dia 22. Durante cinco dias, eles participarão de atividades técnicas, minicursos, uma prova de corrida de orientação e da cerimônia de premiação. Todos os custos da participação são cobertos pela organização da olimpíada.
Israel Thyago Corrêa, de 14 anos, descreveu a oportunidade como única e disse que a competição será difícil, mas eles darão o melhor de si.
As três melhores equipes do Brasil, cada uma composta por quatro estudantes e um professor coordenador, competirão na grande final. O time vencedor receberá medalhas, troféu e bolsas de Iniciação Científica Júnior para 2026, caso seja de escola pública. As equipes que ficarem em segundo e terceiro lugares também receberão medalhas de prata e bronze, respectivamente.
Orgulho da escola
A diretora do CEF 04, Maria Madalena Araújo, expressou sua alegria com a conquista dos alunos, destacando o orgulho de ver resultados tão positivos saindo de uma comunidade com muitos desafios. Ela também reforçou o papel da professora Vanessa e o impacto motivador da olimpíada para os estudantes.
Sobre a Olimpíada Brasileira de Cartografia
A Olimpíada Brasileira de Cartografia é um evento bienal organizado pela Universidade Federal Fluminense para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, com idades de 13 a 19 anos, de escolas públicas e privadas. A competição inclui etapas teóricas e práticas que desafiam os participantes em conhecimentos cartográficos. Somente as três melhores equipes avançam para a etapa final no Rio de Janeiro.
Com informações da Secretaria de Educação (SEEDF)
