O Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (Cecon) Gama Sul promoveu, nesta quarta-feira (3), o Sarau Luzes Negras, organizado por jovens do programa Incentiva DF que frequentam a unidade. O evento contou com a presença de adolescentes e suas famílias para discutir a importância da igualdade racial, fortalecer a autonomia e melhorar os laços familiares. A unidade é gerida pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF).
Aproximadamente 50 pessoas participaram da atividade, que incluiu uma exposição de artes chamada Luzes Negras, apresentações musicais, uma roda de conversa sobre consciência negra e equidade racial, além de momentos de lanche e apresentações culturais.
“O tema da igualdade racial foi trabalhado destacando figuras negras que se destacam nas artes, quebrando estereótipos que alimentam o racismo”, explicou a chefe do Cecon Gama Sul, Flávia Mendes. Ela ressaltou que o evento teve protagonismo dos jovens, que organizaram desde os convites e as obras de arte até toda a programação e execução.
O sarau foi preparado pelos jovens do programa Incentiva DF, com o apoio dos educadores sociais Laércio Niculao, Suzana Guimarães e Thiago Andrade.
Para o jovem Alejandro Antônio Coutinho, de 15 anos e participante do Incentiva DF, a experiência foi muito importante. “Gosto muito de participar do programa, tem sido muito bom para mim. Refleti e aprendi bastante. Foi essencial para o nosso grupo falar sobre consciência negra e organizar o Sarau Luzes Negras, pois conseguimos expressar e valorizar a cultura negra através da arte e discutir a representatividade negra e a diversidade em todas as áreas da sociedade”, destacou.
“Este encontro destaca nosso compromisso com políticas públicas que promovem igualdade racial, autonomia e participação social. É inspirador ver o empenho dos adolescentes e perceber que ações como esta vão além do evento: fortalecem relações, ampliam horizontes e mostram que a cultura é uma ferramenta de transformação”, afirmou a secretária de Desenvolvimento Social, Ana Paula Marra.
O evento reforça a relevância dos serviços permanentes da Assistência Social, como o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), o acompanhamento familiar e os benefícios sociais oferecidos pelo programa. O trabalho busca fortalecer os laços familiares e incentivar o desenvolvimento de habilidades e competências individuais.
*Informações da Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)

