O Ceará é o estado que apresenta o maior índice de leitura infantil no Brasil pelo segundo ano seguido, conforme o Indicador Criança Alfabetizada de 2024. O estado é o único que superou a meta nacional de 80% na alfabetização infantil por dois anos consecutivos.
Os dados, divulgados na sexta-feira (11/7) pelo Ministério da Educação (MEC), mostram que 85% das crianças até o segundo ano do ensino fundamental têm habilidades de leitura que atendem aos parâmetros estabelecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No ano anterior, esse índice foi de 84,5%.
Mais da metade dos municípios do Ceará viu um aumento no percentual de crianças que sabem ler e escrever entre 2023 e 2024.
O Programa Alfabetização na Idade Certa (Paic), lançado em 2007, é um dos principais responsáveis pelo destaque do estado no ranking nacional. O programa funciona em parceria entre o governo do Ceará e os municípios e tem o objetivo de apoiar a educação básica dos alunos da rede pública até o final do segundo ano do ensino fundamental.
Este apoio ocorre por meio da capacitação contínua dos professores, assessoramento na gestão escolar, fornecimento de materiais didáticos e suporte financeiro por parte do governo.
Resultados nacionais
O Brasil registrou uma taxa de 59,2% das crianças com habilidade de leitura nos padrões do Inep. Embora tenha havido uma melhora em relação ao ano anterior, que apresentou 56%, a meta nacional de 60% não foi alcançada.
O programa do MEC visa alfabetizar crianças até o 2º ano nas redes municipais e estaduais, além de recuperar o aprendizado afetado pela pandemia. A avaliação contou com a participação de 2 milhões de estudantes, 42 mil escolas e 5.450 municípios.
O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada pretende fazer com que até 2030, 80% das crianças das redes públicas brasileiras estejam alfabetizadas.
São consideradas alfabetizadas as crianças que demonstram competências fundamentais de leitura, como ler textos simples, identificar informações claras no texto, interpretar componentes visuais em tirinhas e histórias em quadrinhos e fazer conexões básicas entre texto e imagem. Na escrita, são aceitos equívocos ortográficos desde que produzam textos compreensíveis em situações cotidianas.