29.5 C
Brasília
segunda-feira, 08/09/2025

CCJ da Câmara ouvirá testemunhas no caso de Carla Zambelli nesta quarta

Brasília
céu limpo
29.5 ° C
29.5 °
29.5 °
17 %
1.5kmh
0 %
seg
30 °
ter
32 °
qua
33 °
qui
33 °
sex
35 °

Em Brasília

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados realizará nesta quarta-feira (10) duas audiências para ouvir depoimentos importantes no processo envolvendo a deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP). As testemunhas são o hacker Walter Delgatti Neto e o perito em preservação e coleta de provas digitais Michel Spiero.

Carla Zambelli encontra-se detida na Itália, aguardando o julgamento do pedido de extradição para o Brasil. Ela e Delgatti foram condenados por invasão de dispositivos informáticos e falsidade ideológica. Além disso, Zambelli foi condenada à perda do mandato parlamentar, que está sendo analisado pela Câmara.

O processo acontece na CCJ, identificado como Representação 2/25, para após ser encaminhado ao Plenário da Câmara para deliberação.

Agenda de depoimentos

  • Às 10 horas, o depoimento de Walter Delgatti Neto
  • Às 14 horas, o depoimento de Michel Spiero

Ambos os encontros serão no plenário 1 da Câmara.

Regulamento Interno da Câmara sobre perda de mandato

De acordo com o Artigo 240 do Regimento Interno da Câmara dos Deputados:

  1. O mandato do deputado é perdido caso ele receba condenação criminal definitiva (transitada em julgado).
  2. A representação será enviada à Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, com as seguintes etapas:
  • Após recebimento e abertura de processo na comissão, é entregue uma cópia da representação ao deputado, que tem cinco sessões para apresentar sua defesa escrita e indicar provas;
  • Se não houver apresentação de defesa, o presidente da comissão designará um defensor dativo para fazê-lo no mesmo prazo;
  • Com a defesa apresentada, a comissão conduz as investigações e instruções necessárias, após as quais emite um parecer dentro do prazo de cinco sessões, recomendando a aceitação ou o arquivamento da representação; no caso de aceitação, a comissão também propõe o projeto de resolução para perda do mandato;
  • O parecer da comissão, uma vez lido, divulgado no Diário da Câmara e distribuído em cópias individuais, será incluído na Ordem do Dia do Plenário para votação.

Veja Também