O Centro Cultural Banco do Brasil recebe a partir desta sexta-feira (6) o “1º Encontro Nacional de Orquestras Populares” em Brasília. O evento vai até domingo (8) com entrada franca e classificação livre.
Na sexta, a apresentação será no Teatro I do complexo e começará às 21h. No sábado (7) e no domingo (8), será na área externa do centro e se iniciará às 15h. A expectativa é que 10 mil pessoas passem pelo local durante o encontro.
Ao todo, nove grupos – três da capital – irão se apresentar ao longo dos três dias. São eles a Orkestra Rumpilezz (BA), a Banda Savana Jazz (SP), a Orquestra Brapo (DF), a Orquestra Popular Marafreboi (DF), a Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), a Orquestra JK (DF), a Orquestra Popular do Recife (PE), a SpokFrevo Orquestra (PE) e a Orquestra Voadora (RJ).
O destaque do encontro vai para o frevo, típico de Pernambuco e Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) há dois anos.
Segundo o curador responsável pela programação, maestro Fabiano Medeiros, o evento é resultado de um trabalho de quatro anos para situar mais Brasília no eixo da música instrumental.
“Já é um trabalho de quatro anos. Queria trazer essa rota da música instrumental para Brasília. A cidade tem uma diversidade bem estabelecida desde a concepção, né? E cada orquestra também tem uma especificidade. O frevo vai ser o ponto alto por causa do pré-carnaval.”
Confira a programação diária:
Sexta (6): Orkestra Rumpillez (BA), às 21h, no Teatro I.
Sábado (7): Banda Savana Jazz (SP), Orquestra Brapo (DF), Orquestra Popular Marafreboi (DF) e Orquestra Contemporânea de Olinda (PE), às 15h, na área externa.
Domingo (8): Orquestra JK (DF), Orquestra Popular do Recife (PE), Spok Frevo Orquestra (PE) e Orquestra Voadora(RJ), às 15h, na área externa.
Fonte: G1