O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) realizou duas ações especiais envolvendo cobras durante o último fim de semana.
As operações ocorreram em locais diferentes no Distrito Federal e envolveram equipes do Projeto Piloto de Resgate de Fauna Silvestre Vertebrada, que foi criado recentemente para atender emergências com animais selvagens.
A primeira ocorrência aconteceu na noite de sábado (11/10), perto das 23h50, no Guará 2.
Um motorista de aplicativo viveu momentos de apreensão quando uma cobra jiboia apareceu no para-brisa do seu carro enquanto ele levava passageiros. Ele primeiro tentou capturar a cobra no quartel dos bombeiros da Ceilândia, mas não conseguiu, e achou que o animal tinha saído do veículo.
Porém, depois de fazer novas viagens e rodar por boa parte do DF, a cobra reapareceu no mesmo lugar, surpreendendo novamente o motorista e as pessoas dentro do carro.
O homem então foi até o Grupamento de Emergência Média (GAEPH), onde os bombeiros capturaram a jiboia com segurança. A cobra estava sem ferimentos e foi levada ao Hospital e Centro de Reabilitação da Fauna Silvestre (HFAUS) para ser avaliada por veterinários.
Segundo caso
Já na manhã de sexta-feira (10/10), por volta do meio-dia, outra equipe dos bombeiros foi chamada para capturar uma cobra-coral perto do Regimento de Cavalaria de Guardas do Exército (RCG), no Plano Piloto.
O animal foi localizado entre a vegetação e identificado pelos militares do projeto de resgate. Depois da captura, a cobra foi devolvida de forma segura ao seu habitat natural no cerrado.