21.5 C
Brasília
sábado, 08/11/2025




Casamento Comunitário de 2025 será no Museu Nacional da República

Brasília
céu pouco nublado
21.5 ° C
21.7 °
21.5 °
88 %
3.6kmh
20 %
sáb
30 °
dom
26 °
seg
24 °
ter
26 °
qua
22 °

Em Brasília

A 4ª edição do Casamento Comunitário de 2025 está chegando, e os preparativos estão a todo vapor para receber os casais participantes. O evento acontecerá no dia 7 de dezembro no Museu Nacional da República, um ponto turístico importante de Brasília. Depois de cerimônias realizadas em locais conhecidos, como o Pontão do Lago Sul e a Concha Acústica, essa edição promete unir tradição e significado em um lugar muito especial para a cultura da cidade.

O Casamento Comunitário é um programa da Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF) que dá aos casais em situação de vulnerabilidade a chance de oficializar sua união de forma gratuita, com toda a organização e atenção que o momento pede.

Yara Ferreira Silva e Murilo Nascimento, que são apaixonados desde jovens, oficializaram a união na edição anterior do Casamento Comunitário junto com seus três filhos e familiares. Eles contaram que sempre tiveram vontade de casar, mas os gastos e outras prioridades impediram que isso acontecesse antes. “Casar sempre foi um sonho, mas os custos, a burocracia e a prioridade com os filhos fizeram a gente esperar muito. Com o Casamento Comunitário, conseguimos realizar esse sonho do jeito que merecíamos”, disse Yara.

Outra participante ansiosa é Jane da Cunha Silva, que se inscreveu no programa durante um evento em São Sebastião. Ela espera ser escolhida para casar com o companheiro Josenaldo Francisco da Silva e também está aguardando a chegada da primeira filha do casal, Aurora. “Estou muito feliz e emocionada esperando para realizar dois sonhos: casar com quem eu amo e ter nossa filha”, contou.

Os casais interessados ainda podem se inscrever na última edição de 2025, indo presencialmente aos pontos de atendimento do DF como o Na Hora da Rodoviária do Plano Piloto, as Praças dos Direitos da Ceilândia e do Itapoã, e a Estação Cidadania do Recanto das Emas. Também é possível se inscrever nas edições quinzenais do programa GDF Mais Perto do Cidadão em várias regiões da cidade.

Para participar é necessário ter mais de 18 anos, morar no Distrito Federal, apresentar documentos que comprovem a situação financeira e os documentos exigidos pelo programa. A expectativa é que cerca de cem casais possam oficializar sua união nesta edição, somando mais de 400 casamentos realizados durante 2025 pelo programa.

O projeto oferece aos casais a isenção das taxas de cartório, produção completa para as noivas — incluindo vestido, maquiagem e penteado —, terno para os noivos, transporte até o local da cerimônia e uma festa coletiva para comemorar o momento. Tudo isso é possível graças ao apoio de várias instituições parceiras da Sejus, que ajudam a tornar esse dia muito especial para os casais.

A secretária de Justiça e Cidadania do DF, Marcela Passamani, destaca: “Garantir o direito ao casamento civil, sem que os custos sejam um problema, é promover respeito e inclusão às famílias que fazem parte da nossa cidade. Formalizar o amor deve ser um direito para todos, não um privilégio.”




Veja Também