18.5 C
Brasília
quarta-feira, 13/08/2025

Casamento Coletivo 2025 no DF vai unir 100 casais em situação difícil

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
39 %
2.1kmh
0 %
qua
30 °
qui
30 °
sex
30 °
sáb
29 °
dom
23 °

Em Brasília

A terceira edição do Casamento Coletivo 2025, organizada pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), será realizada no dia 14 de setembro na Concha Acústica, em Brasília. O evento vai oficializar a união de 100 casais que enfrentam dificuldades, oferecendo gratuitamente toda a estrutura necessária para a cerimônia, com a expectativa de reunir mais de três mil pessoas entre noivos, convidados e autoridades.

Entre os casais está Yara Ferreira Silva, 36 anos, dona de casa, e Murilo do Nascimento, 39, motorista, que se conheceram quando jovens e agora vão realizar o sonho do casamento. Yara destaca que a burocracia, os custos e a prioridade dada aos filhos adiavam o momento, mas o Casamento Coletivo permitirá realizar o desejo com todos os direitos garantidos.

Podem se inscrever casais com 18 anos ou mais, moradores do DF, que comprovem baixa renda e não tenham impedimentos legais para casar. A documentação necessária inclui RG ou CNH, CPF, comprovante de residência recente, certidão de nascimento ou certidões em caso de divórcio ou viuvez, além da declaração de hipossuficiência assinada no ato da inscrição.

O Casamento Coletivo tem como objetivo garantir direitos civis aos participantes, como acesso à pensão, inclusão em programas sociais e segurança jurídica e patrimonial. A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, destaca que a iniciativa promove dignidade e cidadania, permitindo que o amor seja celebrado com reconhecimento e respeito.

A Sejus oferece, além da isenção das taxas cartoriais, transporte até o local da cerimônia, vestido, maquiagem, produção de cabelo e toda a estrutura necessária para deixar o momento inesquecível, com apoio de voluntários e parceiros. Esta é a terceira de quatro edições marcadas para 2025, com a última programada para 7 de dezembro.

As inscrições podem ser feitas de segunda a sexta, das 9h às 16h30, nos seguintes locais: Praça dos Direitos da Ceilândia (QNN 13, Ceilândia Norte), Unidade Rodoviária do Na Hora (Rodoviária do Plano Piloto), Praça dos Direitos do Itapoã (Quadra 203, Del Lago II), Estação Cidadania do Recanto das Emas (Quadra 113, Lote 9) e nas edições do programa GDF Mais Perto do Cidadão. As vagas são limitadas e preenchidas pela ordem de inscrição, após análise dos documentos, com convocação de lista de espera em caso de desistência.

Veja Também