Após o falecimento de Valentina, bebê de 8 meses, a Polícia Civil do Rio de Janeiro divulgou que ela e outra criança de 5 anos viviam em condições inadequadas na residência localizada em Jardim Novo, Realengo, zona oeste do Rio. Segundo o delegado Alexandre Netto Cardoso, responsável pela investigação na 34ª DP (Bangu), o local apresentava sujeira, falta de alimentos e era insalubre.
A Polícia Civil apura se a morte de Valentina foi causada por sufocamento após engasgo com a mamadeira. No momento do ocorrido, a mãe da criança, Vanuza Moura, de 23 anos, havia saído para participar de um baile funk. O episódio aconteceu na madrugada do último domingo (10/8).
Testemunhas relataram que os vizinhos ouviram os choros da criança durante toda a noite e que Vanuza frequentemente deixava as filhas sozinhas em casa para sair. O pai das meninas, que tem outro filho sob sua guarda com a mulher, sabia da situação.
Na noite da tragédia, Vanuza deixou o alimento preparado e pediu para a filha de 5 anos alimentar a bebê quando ela chorasse. Depois, saiu na madrugada e só retornou por volta das 8h30, quando encontrou a bebê sem sinais vitais. A mãe ficou mais de seis horas fora.
Vanuza tentou levar Valentina para a Unidade de Pronto Atendimento de Magalhães Bastos, mas a bebê já estava morta ao chegar. A polícia foi chamada e prendeu Vanuza ainda na unidade hospitalar, em ação conjunta da Polícia Militar e da 34ª DP (Bangu).
Vanuza Moura, que não tinha antecedentes criminais, foi presa em flagrante e responderá por abandono de incapaz que resultou em morte. A criança de 5 anos foi entregue ao Conselho Tutelar.