Um morador de Shandong, na China, passou por um momento inesperado com um veículo da marca Xiaomi. Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra o instante em que o carro elétrico começa a andar sozinho enquanto estava estacionado.
No vídeo, o veículo elétrico inicia o movimento sem motorista, enquanto duas pessoas tentam alcançá-lo correndo. O modelo em questão é o Xiaomi SU7.
O proprietário declarou que não deu nenhum comando para o carro sair do lugar. No entanto, a fabricante informou que o movimento pode ter sido acionado acidentalmente através do telefone celular do dono.
O que diz a empresa?
Segundo reportagens locais, a Xiaomi analisou os registros do veículo e confirmou que ele recebeu uma ordem por meio do iPhone do usuário.
“Os dados do sistema do carro coincidem com os registros de operação, tempos de resposta e comandos enviados pelo iPhone 15 Pro Max, descartando qualquer defeito no veículo”, explicou a empresa.
O automóvel possui uma função que permite estacionar de forma autônoma ou chamar o carro para sair da vaga apenas com um comando via celular.
Em comunicado oficial, a fabricante também esclareceu que o primeiro contato do consumidor com o suporte gerou ainda mais mal-entendidos: “Foi identificado que nosso atendente online confundiu o número de identificação do modelo do dispositivo (iPhone 16,2) com o modelo correto (iPhone 15 Pro Max) ao se comunicar com o cliente, o que resultou em equívocos e falhas na comunicação”.