UOL/FOLHAPRESS
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, utiliza o chamado Carro Putin, uma versão luxuosa da limusine Aurus Senat, que é exclusiva e ainda não está disponível para compra pelo público em geral, porém terá início sua produção ainda neste ano.
Detalhes que tornam a limusine única
Desde 2018, Putin faz uso da Aurus Senat, que foi concebida especialmente para ele, substituindo o Mercedes-Benz S600 anteriormente utilizado pelo líder russo. O Carro Putin possui um peso impressionante de 7,2 toneladas, equivalente a um ônibus comercial. Esse peso se deve à blindagem especial que inclui vidros reforçados, piso protegido contra explosões, pneus que podem continuar rodando mesmo furados, armamento embutido e um sistema de oxigênio para situações de emergência.
O veículo conta também com rodas à prova de balas, e o tanque de combustível é protegido contra fogo e explosões. A fabricante Aurus Motors destaca que a limusine possui sistema de extinção de incêndio, filtragem do ar, comunicação externa e saídas de emergência.
Internamente, a decoração apresenta madeira polida nas soleiras das portas e painel, com quatro assentos reclináveis revestidos em couro genuíno russo em tons claros como branco ou bege. Inclui ainda geladeira para champanhe e cortinas nas janelas. Apesar da ausência de fotos oficiais do interior, relatos indicam que há uma parede com várias telas para videoconferências.
Em uma ocasião, Putin presenteou o líder norte-coreano Kim Jong-un com essa limusine, que aparece em vídeo junto aos dois líderes. Segundo a Reuters, Kim possui pelo menos dois exemplares do Carro Putin.
Visual clássico com tecnologia avançada
A limusine oficial do presidente russo mistura um estilo retrô, inspirado nos modelos soviéticos da linha ZIL, com alta tecnologia. Em maio de 2024, no Kremlin, ocasião da posse de Putin, foi apresentada a versão atualizada da Aurus Senat.
Externamente, a grade dianteira foi redesenhada com colunas verticais espaçadas e decoração superior renovada. A parte inferior do contorno se estende nas laterais, destacando as entradas de ar. Os faróis passaram a usar LEDs em formato de “L” e as lanternas traseiras ganharam uma faixa cromada ao longo da largura do veículo.
Internamente, o carro ganhou uma central multimídia com tela sensível ao toque que pode ser personalizada, possui câmeras distribuídas pelo carro (incluindo para monitorar o motorista) e sistema de visão noturna para condução segura à noite.
Mecanicamente, o conjunto não mudou, mantendo o sistema híbrido com motor V8 a combustão de 4,4 litros aliado a um motor elétrico. A potência combinada chega a 606 cv, com tração nas quatro rodas e câmbio automático de nove velocidades.
Produção da versão presidencial na Rússia
A Aurus Motors iniciou a fabricação do Senat em 2021. Antes disso, a produção era experimental e de pequena escala feita pela estatal NAMI, na região do Tartaristão, a cerca de mil quilômetros de Moscou.
Os veículos Aurus, que incluem SUVs e versões blindadas, têm preços iniciais na Rússia superiores a 46,6 milhões de rublos, o que equivale a mais de 3,2 milhões de reais na cotação atual.
O modelo Senat vendido ao público tem 2.700 quilos e 5,63 metros de comprimento, mas a versão presidencial de Putin é mais pesada e mede 6,7 metros.
Em 2025, a versão atualizada da limusine presidencial começará a ser produzida em grande escala em uma antiga fábrica da Toyota em São Petersburgo, importante polo industrial russo situado às margens do rio Neva, no Mar Báltico. A fábrica foi transferida para a estatal NAMI, acionista majoritária da Aurus, em 2023.
De acordo com a Reuters, foram vendidos 40 veículos Aurus na Rússia no primeiro semestre de 2024 e 107 em 2023, demonstrando crescimento nas vendas da marca no mercado local.