17 C
Brasília
sexta-feira, 24/10/2025

Carretas de saúde levam atendimento especializado ao DF

Brasília
nublado
17 ° C
17.3 °
17 °
75 %
3.2kmh
94 %
sex
28 °
sáb
28 °
dom
31 °
seg
32 °
ter
26 °

Em Brasília

Nesta quinta-feira (23), uma carreta móvel de saúde começou a atender em Ceilândia, oferecendo consultas e exames para ampliar o apoio na área. Localizada em frente ao pronto-socorro do Hospital Regional da Ceilândia (HRC), a unidade móvel atenderá pacientes encaminhados pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). Esta ação é uma parceria entre a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) e o Ministério da Saúde (MS) com o objetivo de facilitar o acesso aos serviços de saúde e diminuir a demanda nas unidades tradicionais.

O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e aos sábados, das 8h às 14h. O foco é a saúde da mulher, em apoio à campanha contra o câncer de mama: Outubro Rosa. São oferecidas consultas ginecológicas e exames, como mamografias e ultrassonografias.

Juracy Lacerda, secretário de Saúde do DF, ressaltou que a ampliação do acesso beneficiará especialmente pacientes em investigação de câncer. “Quando uma mamografia identifica um caso suspeito de câncer, o paciente já entra na fila para atendimento mais rápido, trazendo agilidade no diagnóstico e melhor atendimento para a população”, explicou.

O consultório ginecológico na carreta possui ambiente climatizado para consultas e exames, sala de espera externa em tenda com capacidade para 60 pessoas, bebedouro com água potável, sala para pequenos procedimentos, área de material esterilizado e espaço para acolhimento e pré-exame.

Os atendimentos serão direcionados para pacientes em fila de regulação do Distrito Federal, convocados conforme gravidade e tempo de espera. A expectativa é atender 60 pessoas por dia. A carreta ficará na região por 30 dias, depois seguirá para outra área.

Especialidades

A equipe e estrutura pertencem ao programa Agora tem Especialistas, do Ministério da Saúde. O ministro Alexandre Padilha destacou que o plano é levar outras especialidades posteriormente. “Já autorizamos carretas para tomografia, por exemplo, e planejamos radiografias em locais que necessitam de cirurgia oftalmológica”, afirmou.

O programa Agora tem Especialistas pretende ampliar o acesso e reduzir o tempo de espera na atenção especializada, com 150 carretas circulando pelo país até 2026. As unidades móveis já estão operando em estados como Amazonas, Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, entre outros.

Veja Também