A partir desta segunda-feira (24), o Distrito Federal contará com uma Carreta de Mamografia da Fundação Laço Rosa, que irá realizar mais de 500 exames gratuitos durante a semana. Patrocinada pela Betano e com o apoio do Governo do Distrito Federal (GDF), a carreta passará pelo Plano Piloto, Estrutural, Ceilândia e Sol Nascente até sábado (29), funcionando das 10h às 17h. O objetivo é facilitar o acesso ao diagnóstico precoce do câncer de mama, utilizando a mamografia, que é essencial para detectar a doença em seus estágios iniciais. Os agendamentos podem ser feitos pelo site www.mamografiasalva.com.br.
Esta ação integra a campanha nacional O Laço que nos une é o autocuidado, cuja meta é realizar 3 mil exames até dezembro, sendo 1.900 já feitos no Rio de Janeiro e em São Paulo. Em Brasília, além das 500 mamografias gratuitas, haverá atividades de acolhimento e conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.
Acesso desigual
Marcelle Medeiros, presidente da Fundação Laço Rosa, destaca que essa iniciativa é uma resposta à desigualdade no acesso ao exame. Segundo ela, apesar dos esforços da fundação nos últimos 15 anos para eliminar barreiras no diagnóstico e tratamento do câncer de mama, o acesso à mamografia ainda não é igual para todas. A colaboração entre a iniciativa privada e o GDF potencializa o impacto desse projeto.
Para participar, é preciso ser usuária do Sistema Único de Saúde (SUS) e seguir alguns critérios: mulheres a partir de 40 anos que não tenham feito mamografia nos últimos 12 meses, e mulheres menores de 40 anos que tenham indicação médica ou clínica. A inscrição no site não garante a vaga, pois a seleção é feita conforme idade, data do último exame, indicação clínica e ordem de inscrição. As selecionadas serão contatadas via WhatsApp pela equipe da fundação.
Atendimento humanizado
Logo no início da ação, antes mesmo da abertura oficial, mulheres de diversas regiões do DF já estavam presentes para garantir o atendimento. Maria das Graças, 63 anos, de São Sebastião, foi uma das primeiras a chegar. Ela relatou ter recebido um atendimento acolhedor e afirmou que fazia mais de um ano que não realizava o exame, ficando satisfeita por poder fazê-lo gratuitamente.
A mamografia é fundamental para identificar o câncer de mama em estágios iniciais, aumentando as chances de cura em até 95%. A empresa Betano, patrocinadora principal da ação, ressalta seu compromisso social, dizendo querer usar sua marca para conscientizar a população sobre assuntos importantes. A parceria com a Fundação Laço Rosa e o apoio do governo ajudam a levar informação e diagnóstico a todo o Brasil.
Locais da carreta móvel
- 24/11 (segunda-feira) – Em frente ao Palácio do Buriti
- 25/11 (terça-feira) – Entrada da Estrutural, ao lado do posto de saúde
- 26 e 27/11 (quarta e quinta) – Casa da Mulher Brasileira, CNM 01, Ceilândia
- 28 e 29/11 (sexta e sábado) – Sol Nascente, estacionamento lateral do Fort Atacadista (Horário: das 10h às 17h)
