A Secretaria da Mulher do Distrito Federal (SMDF) está promovendo entre os dias 29 de janeiro e 4 de fevereiro uma ação especial para a saúde da mulher: uma carreta móvel de mamografia que vai oferecer 700 exames gratuitos em várias regiões do DF. A iniciativa é feita em parceria com a Fundação Laço Rosa, que apoia pacientes com câncer de mama.
As unidades móveis estarão em locais acessíveis para facilitar o acesso das mulheres ao exame, que é fundamental para diagnosticar precocemente o câncer de mama. Giselle Ferreira, secretária da Mulher, destacou que a ação aproxima o serviço das mulheres, ressaltando que a detecção precoce pode aumentar as chances de cura em até 95%, sendo um cuidado importante com a saúde feminina.
Segundo dados da Secretaria de Saúde (SES-DF), o número de mamografias para mulheres entre 50 e 69 anos vem crescendo, com 15.881 exames realizados em 2024 e 17.307 em 2025. O mastologista Farid Buitrago, especialista da SES-DF, lembra que a mamografia é o único exame que ajuda a diminuir a mortalidade pelo câncer de mama. Quando feita a cada dois anos, pode reduzir o número de mortes entre 30% e 40% ao identificar o tumor antes que os sintomas apareçam.
Podem fazer o exame mulheres a partir dos 40 anos que utilizam o SUS e não tenham feito mamografia nos últimos 12 meses. Mulheres mais jovens também podem passar pelo exame se tiverem indicação médica. O agendamento é feito online pelo link disponibilizado pela SMDF, sem garantia de vaga. Caso sejam selecionadas, as mulheres serão contatadas por WhatsApp ou telefone para marcar o horário.
Além dos exames, a carreta oferece acolhimento, orientação e informações sobre a saúde da mulher, com foco na prevenção.
O serviço estará disponível nas seguintes datas e locais: 29 e 30 de janeiro na Cidade Estrutural (estacionamento lateral da UBS nº 1); 31 de janeiro em Ceilândia (estacionamento da Casa da Mulher Brasileira, das 9h às 15h); 1º de fevereiro no Eixo Monumental (estacionamento do Planetário); 2 de fevereiro novamente em Ceilândia (das 9h às 17h); 3 de fevereiro na Rodoviária do Plano Piloto (plataforma superior); e 4 de fevereiro no Congresso Nacional (Alameda dos Estados).
Farid Buitrago reforça que o exame é rápido, dura cerca de cinco minutos e não exige preparo especial, podendo a mulher retomar sua rotina logo após. Ele lembra que mulheres a partir dos 40 anos devem fazer a mamografia regularmente, mesmo sem sintomas, pois o diagnóstico precoce salva vidas.
Informações divulgadas pela Agência Brasília
