Esta é a primeira vez que uma deputada de Santa Catarina assume a principal comissão da Casa
Nesta quarta-feira (6), a deputada Carol de Toni (PL-SC) foi oficializada como presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados. A parlamentar recebeu 49 votos favoráveis e 9 em branco.
Desta forma, a deputada conservadora passa a liderar a a mais importante entre as comissões permanentes, por onde passam quase todos os projetos de leis.
Em 2023, a comissão foi presidida por Rui Falcão (PT-SP) e, por conta de um acordo entre lideranças, a presidência de 2024 ficaria com o Partido Liberal. Pelas regras da Casa de Leis, as maiores bancadas eleitas têm a preferência de escolher quais comissões querem presidir.
Após a escolha, a deputada afirmou que vai assumir com responsabilidade a gestão da comissão, com transparência e equilíbrio com respeito na proporcionalidade.
– Os parâmetros da nossa atuação serão pautados na Constituição e no Regimento Interno da Casa. Temos que ter uma visão de aprovar leis necessárias e boas para a sociedade brasileira. Não quero ter metas de quantidade, mas de qualidade – declarou.