As cidades como Rio de Janeiro, Salvador, Recife, Olinda, São Paulo, Brasília e Belo Horizonte já estão animadas para o Carnaval, com muitas pessoas querendo curtir os blocos, escolas de samba, festas e o axé.
Para proteger turistas brasileiros e estrangeiros de fraudes e serviços irregulares, o Ministério do Turismo criou o Cadastro Nacional de Prestadores de Serviços Turísticos, conhecido como Cadastur. Este sistema oficial permite verificar se uma empresa ou profissional de turismo está registrado e autorizado a atuar no Brasil.
O Cadastur identifica e reúne prestadores de serviços turísticos aprovados pelo Ministério do Turismo. É obrigatório para empresas e profissionais de turismo, como guias, agências de viagem, hotéis, organizadores de eventos, parques e transportadoras turísticas. Atualmente, o cadastro conta com mais de 190,6 mil prestadores em todo o país.
A consulta é gratuita e pode ser feita no site do Cadastur, na área ‘Sou Turista – Consultar Prestadores’. Você pode pesquisar pelo CNPJ, nome da empresa, CPF (para guias de turismo) e filtrar por local e tipo de serviço. Se a empresa não aparecer, provavelmente não está legalizada.
O site também oferece dicas para contratar turismo com segurança: desconfie de preços muito baixos; busque referências e avaliações; leia o contrato com atenção, especialmente cláusulas de cancelamento; exija comprovantes como contratos e notas fiscais; e prefira empresas que seguem as normas técnicas de segurança da ABNT, principalmente para turismo de aventura.
Em caso de problemas, denuncie prestadores sem registro no Cadastur. Consumidores lesados devem buscar órgãos de defesa do consumidor locais ou a plataforma Consumidor.gov.br para tentar resolver conflitos.
Para 2026, o Ministério do Turismo estima que mais de 65 milhões de foliões participarão do Carnaval no Brasil, aumento de 22% em relação a 2025. A festa deve gerar cerca de R$ 14,48 bilhões, 4% a mais que no ano anterior, conforme a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).
*Com informações da Agência Brasil
