No segundo dia do Carnaval em 2026, no Distrito Federal, muitas famílias, jovens e crianças aproveitaram os eventos com segurança reforçada. As forças de segurança trabalharam juntas para manter a ordem e prevenir problemas, com poucas ocorrências graves registradas.
O secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, destacou a presença de público familiar e a atenção especial ao consumo excessivo de álcool, com atendimentos feitos pelo Corpo de Bombeiros. A atuação conjunta da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Detran garantiu a segurança durante a festa.
Alexandre Patury, secretário executivo, ressaltou as ações de prevenção contra furtos de celulares, que correspondem à maioria das ocorrências. Foram feitas revistas nas entradas e saídas dos blocos para dificultar crimes opportunistas, com a colaboração do Ministério Público.
A Sala Lilás, espaço móvel de apoio para vítimas de assédio sexual, ofereceu atendimento psicológico e multidisciplinar, e agentes de segurança foram instruídos a agir rapidamente para levar agressores à delegacia.
A Polícia Militar mobilizou mais de 2.000 policiais para 36 eventos, usando tropas especializadas e recursos tecnológicos como drones. Foram apreendidas armas brancas e drogas, com prisões e conduções para delegacia. No trânsito, muitas infrações foram registradas, incluindo motoristas sob efeito de álcool.
O Corpo de Bombeiros atuou com centenas de militares em várias ocorrências, principalmente relacionadas ao consumo excessivo de álcool, ferimentos e apoio a familiares. Também vistoriaram estruturas para garantir a segurança contra incêndio.
A Polícia Civil registrou muitos furtos de celular, além de roubos e tráfico, e investiga desaparecimentos na cidade.
O Detran realizou milhares de abordagens e testes de bafômetro, aplicando multas para quem dirigiu alcoolizado ou sem habilitação. Também organizou atividades educativas para os foliões.
A equipe da DF Legal fiscalizou eventos e ambulantes, interditando atividades irregulares e recolhendo objetos proibidos para garantir a ordem durante o Carnaval.
