26.6 C
Brasília
sexta-feira, 02/01/2026

Carlos Bolsonaro critica prisão de Filipe Martins: “Detenção injusta”

Brasília
nuvens quebradas
26.6 ° C
29.2 °
26.5 °
65 %
3.6kmh
75 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
20 °
seg
19 °
ter
18 °

Em Brasília

O vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ) manifestou-se nas redes sociais nesta sexta-feira (2/12) lamentando a prisão preventiva de Filipe Martins, ex-assessor do ex-presidente Jair Bolsonaro. Segundo Carlos, “Após quase três anos cumprindo prisão domiciliar, mais um cidadão, que não cometeu nenhum delito, foi preso de forma injusta.”

Filipe G. Martins teve sua liberdade cerceada por decisão judicial, interrompendo sua juventude pela medida de um juiz. Todos os acusados afirmam que Filipe não participou de qualquer reunião ilícita, conforme destacado por Carlos Bolsonaro em suas publicações.

Filipe Martins atuou como assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República durante o governo de Jair Bolsonaro. Foi detido preventivamente na manhã desta sexta-feira pela Polícia Federal, após decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em razão do uso de redes sociais durante a prisão domiciliar, o que é proibido. A prisão domiciliar de Filipe havia sido decretada em 27 de dezembro e agora ele será encaminhado para o presídio de Ponta Grossa, no Paraná.

Na decisão, o ministro Moraes classificou o uso das redes sociais por Martins como um desrespeito às normas judiciais e às instituições democráticas.

Filipe Martins é acusado de envolvimento na organização da chamada “minuta do golpe”, relacionada à tentativa de golpe após as eleições de 2022. Foi condenado a 21 anos de prisão pela Primeira Turma do STF, aguardando ainda recurso para finalização do processo.

Carlos Bolsonaro mencionou que Filipe teria sido preso em 2023 por uma viagem que, segundo ele, não ocorreu, e mesmo que tivesse ocorrido, não configuraria ilegalidade.

A defesa de Filipe Martins nega qualquer descumprimento das medidas cautelares e classifica a prisão como política. Os advogados do ex-assessor afirmaram que planejam reunirem-se para definir as próximas estratégias legais.

Veja Também