A Polícia Civil do Distrito Federal realizou uma operação na tarde de segunda-feira, dia 9, em Samambaia, onde um cão foi salvo em estado muito grave. A pessoa responsável pelo animal foi presa por maltratar o cachorro.
A Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais tomou conta do caso depois que recebeu uma denúncia dizendo que o cachorro estava machucado há muitos dias, sem nenhum cuidado ou ajuda de um veterinário. Quando a polícia chegou ao local, encontrou o cachorro em uma casa simples, com uma ferida aberta no pescoço, sinais de uma infecção na pele causada por parasitas, e sem forças para ficar de pé.
Diante da gravidade da situação, o cão foi retirado rapidamente do local e levado para um hospital veterinário na Asa Sul para receber atendimento urgente. Uma protetora independente ajudou e ficou responsável pelo cachorro durante o tratamento.
A dona do animal foi presa em flagrante por maus-tratos, conforme o artigo 32, §1º-A, da Lei nº 9.605/1998, e continua à disposição da Justiça. A Polícia Civil reforça que maus-tratos contra animais são crimes e serão investigados com seriedade.
Quem souber de casos de maus-tratos pode fazer denúncias pelo telefone 197, opção 0, ou pelo WhatsApp (61) 98626-1197.
