A polícia de imigração prendeu nesta terça-feira (17), dentro de um tribunal, Brad Lander, candidato à prefeitura de Nova York, que tentava impedir a detenção de um imigrante, conforme relatos de testemunhas e da imprensa local.
Vídeos capturados por testemunhas e veículos de comunicação americanos mostram Brad Lander, atual controlador da cidade, vestido de terno e gravata, sendo algemado e detido por agentes do Serviço de Controle de Imigração e Alfândega (ICE) em um tribunal no sul de Manhattan.
“Vocês não têm autoridade para deter um cidadão americano”, afirmou Lander aos agentes, alguns usando máscaras, segundo os vídeos.
“Não estou atrapalhando ninguém, estou no corredor pedindo para ver uma ordem de detenção”, acrescentou ele.
A procuradora-geral de Nova York, Letitia James, declarou que a detenção de Lander pelos agentes do ICE foi “profundamente inaceitável”.
“Prender o controlador Lander por defender os direitos civis dos imigrantes é um grave abuso de poder”, afirmou em um comunicado.
O ICE não respondeu ao pedido de informações.
Nas últimas semanas, agentes do ICE têm esperado nos corredores dos tribunais de imigração para capturar imigrantes ao final de suas audiências com juízes, intensificando as deportações desde o começo do governo de Donald Trump.
Para acelerar as expulsões, regras que impediam a presença de policiais em determinados locais como tribunais foram revogadas.
Brad Lander está na terceira posição nas primárias democratas para prefeito de Nova York, atrás do ex-governador Andrew Cuomo e do candidato surpresa Zohran Mamdani. Ambos condenaram sua detenção.
© Agence France-Presse