Irmão do investigado teria feito o exame em seu lugar, para que ele fosse aprovado em universidade pública
Um candidato do Enem suspeito de ter se beneficiado de uma fraude foi alvo da Operação Passe Livre III, da Polícia Federal, nesta terça-feira, 21. O investigado foi aprovado no Enem 2022 e entrou na faculdade de Medicina da UEPA (Universidade do Estado do Pará) após o irmão dele fazer a prova em seu lugar. A PF cumpriu um mandado de busca e apreensão contra o suspeito.
Na casa dele, foi apreendido um celular, que ele tentou jogar pela janela do banheiro ao perceber a chegada da polícia. O aparelho foi recolhido e será analisado. As investigações estão em andamento.
O suspeito é alvo da PF desde a Operação Passe Livre I. Ele foi aprovado de forma fraudulenta no Enem 2022, quando passou em Medicina na Uepa. Ele realizou a prova no lugar do irmão, que conseguiu a aprovação no Enem 2022 e entrou no curso de Engenharia da Unifesspa de forma ilegítima. A descoberta aconteceu após a análise de documentos eletrônicos que foram apreendidos na primeira fase da operação em fevereiro.
Na primeira fase da operação, a PF cumpriu 3 mandados de busca e apreensão, mas ninguém foi preso. Na segunda fase, um dos investigados foi preso preventivamente, e colocado em liberdade provisória depois.
Caso o crime seja comprovado, os investigados podem responder por falsidade ideológica, uso de documento falso, estelionato com causa de aumento de pena, entre outros crimes.