22.5 C
Brasília
domingo, 23/11/2025




Canal de Veneza fica verde em protesto contra crise climática

Brasília
nuvens quebradas
22.5 ° C
22.5 °
22.5 °
73 %
1kmh
75 %
dom
22 °
seg
27 °
ter
27 °
qua
28 °
qui
28 °

Em Brasília

O grupo Extinction Rebellion anunciou que seus ativistas liberaram um corante ambientalmente seguro em canais, rios, lagos e fontes de dez cidades italianas para evidenciar os impactos severos da crise climática.

O corante verde foi lançado no rio Pó, em Turim, no rio Reno, em Bolonha, no rio Tara, em Tarento, assim como em fontes de Pádua e Gênova, informou o grupo ativista.

A ativista Greta Thunberg marcou presença no protesto “Stop Ecocide” em Veneza, onde manifestantes vestidos de vermelho com véus no rosto caminharam lentamente entre turistas interessados.

“O principal encontro mundial para negociar acordos políticos internacionais para combater a crise climática e social está perto do fim, e novamente este ano, a Itália foi um dos países que impediram propostas mais ousadas”, declarou uma militante citada pelo Extinction Rebellion em comunicado.

Depois de duas semanas de negociações envolvendo cerca de 200 países, e uma última noite de diálogos em Belém, as nações aprovaram um texto modesto elaborado pela presidência brasileira do evento.

O objetivo das conversas era alcançar um acordo que viabilizasse reduções rápidas nas emissões que causam o aquecimento global, responsável por fenômenos climáticos cada vez mais intensos.

O acordo final da COP30 não aborda diretamente a necessidade de um plano para que os países reduzam o uso de combustíveis fósseis. Em vez disso, foi criada uma iniciativa para discutir esta questão entre as nações.




Veja Também