18.5 C
Brasília
sexta-feira, 20/06/2025




Canadá vai modificar tarifas sobre aço e alumínio dos EUA em julho

Brasília
céu limpo
18.5 ° C
18.5 °
18.5 °
68 %
1.5kmh
0 %
sex
26 °
sáb
27 °
dom
28 °
seg
29 °
ter
23 °

Em Brasília

O primeiro-ministro canadense, Mark Carney, anunciou na quinta-feira (19) que o Canadá irá modificar as tarifas de retaliação de 25% que incidem sobre produtos de aço e alumínio vindos dos Estados Unidos a partir do dia 21 de julho, caso um novo acordo comercial bilateral não seja fechado nos próximos 30 dias.

Em entrevista coletiva em Ottawa, Carney declarou: “O Canadá vai ajustar as tarifas de retaliação existentes sobre aço e alumínio dos Estados Unidos em 21 de julho, ao final do período de 30 dias”.

Além disso, Carney anunciou medidas para apoiar as indústrias locais de aço e alumínio, que atualmente enfrentam tarifas de 50% impostas pelos EUA, tais como regras de compras que favorecem fornecedores nacionais e ações antidumping.

O Canadá é o maior fornecedor desses metais para o mercado americano.

No começo de junho, Carney criticou a decisão americana de aumentar para 50% as tarifas sobre produtos canadenses, classificando-a como “ilegal” e “injusta”.

Enquanto isso, Canadá e Estados Unidos mantêm discussões intensas para revisar suas relações comerciais.

Durante a cúpula anual do G7 realizada no Canadá, os líderes pressionaram o presidente Trump a modificar sua política de tarifas.

Após o encontro entre Carney e Trump na cúpula, o governo canadense informou que um acordo comercial pode ser fechado dentro de 30 dias.

As negociações continuam em progresso.

Segundo Carney, um resultado positivo ajudaria a “estabilizar as relações comerciais com os Estados Unidos” e a “facilitar o acesso das empresas canadenses ao mercado americano”.

Em 2024, o Canadá exportou 5,95 milhões de toneladas de aço e 3,15 milhões de toneladas de alumínio para os EUA, conforme dados oficiais.




Veja Também