JÚLIA MOURA
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS)
Durante sua primeira aparição como executivo do Nubank, Roberto Campos Neto, ex-presidente do Banco Central, destacou que o Pix é uma ferramenta pública criada para facilitar a vida das pessoas, e não para o governo arrecadar impostos ou para o Banco Central lucrar.
“O Pix não foi desenvolvido para acabar com a concorrência ou para enriquecer o Banco Central, pois este não visa lucro. Também não foi feito para aumentar a arrecadação do governo. O objetivo principal é dar mais poder aos cidadãos”, comentou Campos Neto em um videocast do Nubank divulgado nesta terça-feira (5).
Ele mencionou ainda a recente investigação nos Estados Unidos sobre o Pix, que avalia se o sistema brasileiro de pagamentos pode estar sendo tratado de forma injusta em comparação a outros métodos eletrônicos de pagamento.
“Essa comoção é provavelmente temporária. Cada vez mais pessoas, inclusive os que criticam o Pix agora, reconhecem a grande mudança que ele trouxe para o Brasil”, destacou Campos Neto.
O vice-presidente do Nubank também falou sobre o interesse internacional pelo Pix, dizendo que recebeu mensagens de vários países admirados com o funcionamento da plataforma.
“Fui contactado por muitos presidentes de bancos centrais quando começaram a surgir matérias sobre o Pix, perguntando como algo assim é possível. O sistema se mostra eficiente e tem inspirado outras nações da América Latina e além”, explicou Campos Neto.
Ele citou possíveis futuros lançamentos de sistemas similares de pagamento instantâneo em países como México, Colômbia e Coreia do Sul.
Para Campos Neto, o Pix é só o começo de uma revolução tecnológica na economia, que inclui também iniciativas como open finance e tokenização.
“O Pix faz parte de um plano para deixar as operações financeiras mais acessíveis e competitivas”, afirmou.
Na criação do Pix, o executivo contou que pesquisou os sistemas de pagamento da Índia e conversou com jogadores de videogame, que são uma referência em pagamentos digitais atualmente.
“Dos diálogos com gamers, surgiram cinco requisitos claros para o sistema: ser barato, rápido, transparente, aberto e seguro. Essas são as bases do Pix.”