O Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) iniciou neste sábado (8) a campanha Sinistro Zero, com o objetivo de diminuir ao máximo os acidentes nas estradas do Distrito Federal durante o período de chuvas.
A ação aconteceu no Km zero da Estrada Parque Indústria e Abastecimento (DF-003) e combinou atividades educativas e de fiscalização para alertar os motoristas sobre a importância de dirigir com responsabilidade. Participaram da operação 12 agentes, cinco viaturas, uma motopatrulha e três integrantes da companhia de teatro do DER.
Fauzi Nacfur Júnior, presidente do DER-DF, destacou que a instituição atua para proteger vidas, realizando não apenas melhorias nas estradas, mas também promovendo educação e fiscalização no trânsito. “Nosso foco não é punir, mas orientar para garantir um trânsito mais seguro e o respeito às regras”, explicou.
Durante a campanha, foram abordados diversos temas importantes, como a necessidade de equipamentos obrigatórios em boas condições, a manutenção correta dos veículos, o respeito às leis de trânsito, a proibição do consumo de álcool ao dirigir, a atenção redobrada no trânsito, respeito às faixas de pedestres, uso adequado dos equipamentos de segurança, cuidados no transporte de crianças e a redução da velocidade em condições adversas, para salvar vidas.
Raphael Augusto, gerente de análise de sinistros do DER-DF, enfatizou a importância da conscientização e fiscalização para prevenir acidentes. “A Operação Sinistro Zero mostra o compromisso do DER-DF em promover um trânsito mais seguro e eficiente para toda a população do Distrito Federal”, afirmou.
Durante a ação, foram feitas 90 abordagens, resultando em 11 autuações por infrações diversas, como pneus em mau estado, sistema de iluminação alterado, motorista inabilitado e licenciamento vencido.
Além das orientações e fiscalizações, a companhia de teatro do DER realizou apresentações e distribuiu materiais educativos para os motoristas.
Afonso Dutra, gerente da Escola Vivencial de Trânsito do DER, Transitolândia, destacou que a educação é a melhor forma de evitar acidentes, pois ajuda as pessoas a entender os riscos e a dirigir de maneira preventiva, garantindo uma viagem segura e tranquila.
Novas ações semelhantes estão programadas para ocorrer ainda neste ano, com os locais mantidos em sigilo para garantir a eficácia das operações.
*Informações fornecidas pelo DER-DF
