15.5 C
Brasília
sábado, 02/08/2025

Campanha para orientar sobre direção segura de motos

Brasília
céu limpo
15.5 ° C
15.5 °
11.7 °
67 %
3.1kmh
0 %
sáb
26 °
dom
25 °
seg
26 °
ter
28 °
qua
27 °

Em Brasília

O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), em conjunto com a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran) e a Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares (Abraciclo), com o apoio de vários parceiros, está promovendo uma campanha educativa focada nos perigos de pilotar motos.

Chamada de Pit Stop Educativo para Motociclistas, a ação acontece na quarta (30) e quinta-feira (31), das 9h às 16h30, no estacionamento em frente ao Eixo Cultural Ibero-americano. Os motociclistas que passarem pelo local serão convidados a participar de simulações que mostram os riscos de acidentes, ajudando-os a entender melhor esses perigos e a aprender como evitá-los. Além disso, terão brindes oferecidos pelos parceiros do evento.

Marcu Bellini, diretor-geral do Detran-DF, destaca: “Estamos muito preocupados com a segurança dos motociclistas e queremos que eles tenham mais informação e consciência de como trafegar com segurança em duas rodas. Nosso objetivo é mostrar, na prática, os principais riscos enfrentados e ensinar como agir para evitar acidentes, protegendo a vida deles e das outras pessoas, principalmente dos pedestres. Nosso foco é sempre preservar vidas.”

Atividades

Durante o evento, serão distribuídos brindes como cordões para chave, adesivos com o aviso “Pare de dirigir teclando” e folhetos com dicas importantes para a segurança dos motociclistas. Também haverá apresentações artísticas, com mímicos e personagens interativos.

A campanha conta com o apoio da Polícia Militar do DF, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros Militar, Samu, i Food e a Associação Brasileira de Segurança Viária (ABSeV). Cada parceiro terá um estande para realizar atividades com os motociclistas e oferecer materiais informativos e brindes.

Principais atrações

  • Simulador de colisão usando óculos de realidade virtual
  • Simulador do ponto cego
  • Óculos para simular embriaguez
  • Oficina com simuladores de fadiga e sonolência
  • Simulador que mostra efeitos da velocidade no equilíbrio
  • Jogos educativos de trânsito: Pneu Seguro e Girotran
  • Espaço para relaxamento com massagem
  • Distribuição de vouchers para troca de óleo para motos Honda
  • Simulador de sistemas de proteção para motociclistas
  • Palestras educativas
  • Demonstrações de equipamentos

Informações fornecidas pelo Detran-DF

Veja Também