23.5 C
Brasília
quinta-feira, 18/09/2025

Campanha alerta sobre prevenção do câncer ginecológico

Brasília
nuvens quebradas
23.5 ° C
23.5 °
23.4 °
50 %
1.5kmh
75 %
sex
26 °
sáb
31 °
dom
32 °
seg
32 °
ter
26 °

Em Brasília

Durante o mês de setembro, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal, juntamente com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), promove a campanha Setembro em Flor, que tem o objetivo de informar a população sobre a importância das consultas ginecológicas para prevenir vários tipos de câncer.

A campanha Setembro em Flor é simbolizada por cinco pétalas, que representam os cinco tipos principais de tumores ginecológicos. Ela destaca a importância da prevenção e do conhecimento. O câncer do colo do útero é o mais comum entre esses, com cerca de 260 casos anuais no Distrito Federal. Para combater essa doença, é fundamental realizar exames regulares e tomar a vacina contra o HPV, além de manter hábitos saudáveis como praticar exercícios, evitar o tabaco e ter uma alimentação equilibrada, explicou o médico especialista em oncologia e chefe da Assessoria de Política de Prevenção e Controle do Câncer (Asccan), Gustavo Ribas.

A vacina contra o HPV, que protege contra o papilomavírus humano, está disponível gratuitamente nas unidades de saúde para meninas e meninos entre 9 e 14 anos. Até o final do ano, jovens de 15 a 19 anos também poderão receber a imunização. Pessoas que vivem com HIV, pacientes transplantados e oncológicos também são indicados para a vacina.

O médico especialista em mastologia da SES-DF, Farid Buitrago, alertou sobre sintomas que as mulheres devem observar, como sangramentos fora do período menstrual, corrimentos com cheiro ruim, feridas na região íntima que não cicatrizam, coceira constante e aumento do abdômen. Ele ressaltou que a procura rápida por auxílio médico é essencial para um diagnóstico e tratamento mais eficazes.

A enfermeira da UBS 2 de Santa Maria, Marília de Jesus Pacheco, que participou das palestras, destacou a importância da atualização dos profissionais de saúde para oferecer um atendimento de qualidade e acolher as mulheres da melhor forma possível.

Para a oncologista clínica e diretora do EVA, Daniele Assad, todas as mulheres sexualmente ativas devem realizar exames preventivos. Ela enfatizou que os profissionais precisam reconhecer os sinais e sintomas para orientar corretamente a população.

A rede de saúde do Distrito Federal oferece o exame preventivo nas unidades básicas com agendamento prévio. Em breve, o exame tradicional será substituído pelo teste molecular de DNA-HPV, uma tecnologia avançada que permite um rastreamento mais eficiente do câncer do colo do útero, representando um grande avanço na prevenção da doença.

Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

Veja Também