O primeiro caminhão que não precisa de motorista foi emplacado na noite desta terça (5), no estado de Nevada. O veículo utiliza sensores, visão de computador e um radar para se manter na estrada sem condutor.
Mesmo assim, a lei ainda exige que um motorista fique na cabine; a expectativa é que o piloto automático reduza em pelo menos 75% o stress dos caminhoneiros.
Com tudo isso, o Freightliner Inspiration Truck é capaz de controlar velocidade e aproximação com outros veículos, evitando uma colisão e monitorando o tráfego em volta. No entanto, ao contrário do Future 2025, o caminhão americano não poderá sair da rodovia sozinho, nem mesmo ultrapassar ou mudar de faixa.
Para homologação, o estado de Nevada – um dos que mais fomentam a condução autônoma – o Freightliner Inspiration Truck terá que ser testado por um período de 16 mil km. O comercial futurista da Daimler pode circular sem o controle do motorista mesmo no anda e para do trânsito de qualquer rodovia movimentada, bem como avisar o condutor sobre alterações meteorológicas que possam impedir a condução automática. O veículo ainda permite economizar 5% de combustível.
Confira o Vídeo: