18.5 C
Brasília
segunda-feira, 13/10/2025

Caminhada alerta sobre cânceres ginecológicos no DF

Brasília
nuvens dispersas
18.5 ° C
20 °
18.5 °
82 %
1kmh
40 %
seg
29 °
ter
29 °
qua
31 °
qui
33 °
sex
34 °

Em Brasília

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em conjunto com o Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (Grupo EVA), organizou uma caminhada no último domingo (14) para aumentar a conscientização sobre o câncer ginecológico e a importância de preveni-lo. O evento reuniu médicos, pacientes, servidores públicos e moradores do DF para uma manhã de atividades e cuidados no Parque da Cidade.

Gustavo Ribas, coordenador de prevenção e controle do câncer da SES-DF, ressaltou que essa ação fortalece o compromisso do SUS de oferecer informação, cuidado e prevenção à população. Ele destacou que a vacinação contra o HPV é fundamental para diminuir os casos desse tipo de câncer e é um dos principais focos da campanha.

Durante o evento, os participantes tiveram acesso a serviços gratuitos da SES-DF, incluindo medição de pressão arterial e glicemia, além da aplicação de vacinas contra o HPV e outras do calendário vacinal.

Histórias de superação

A professora Silvânia Pimenta, 40 anos, descobriu câncer na bexiga e útero por acaso, após inicialmente pensar que tinha anemia. Após passar por cirurgias complexas no Hospital Regional de Taguatinga, ela celebra sua recuperação. Ela contou que a corrida se tornou parte essencial de sua rotina para manter a saúde e evitar novas doenças.

Maria Francisca Pereira Ramos, 56 anos, que finalizou o tratamento contra câncer de reto este ano, também participou da caminhada e aproveitou para se vacinar contra gripe e covid-19. Ela agradeceu ao SUS pelo tratamento recebido e destacou a importância de apoiar essas ações preventivas.

Servidores públicos, como Patrícia Silva e Débora Gusmão, participaram para reforçar a importância da informação para o cuidado preventivo, já que muitas mulheres deixam de se cuidar por falta de conhecimento.

Daniela Assad, oncologista do Grupo EVA, explicou que conscientizar as pessoas é essencial para diminuir a incidência do câncer. Ela enfatizou que a vacina contra o HPV é uma grande aliada para que futuras gerações tenham menos casos de câncer do colo do útero.

Campanha Setembro em Flor

Esta caminhada faz parte da campanha Setembro em Flor, promovida pela SES-DF, que chama atenção para os cânceres que atingem órgãos como colo do útero, endométrio, ovários, vagina e vulva. Além das atividades educativas, a campanha estimula a realização de exames preventivos e reforça a vacinação contra o HPV em crianças e adolescentes.

Atualmente, a vacina é recomendada para meninas e meninos entre 9 e 19 anos. Gustavo Ribas afirmou que, quando aplicada antes do início da vida sexual, a vacina oferece maior proteção contra o HPV, sendo uma medida que salva vidas e previne vários tipos de câncer.

*Informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal

Veja Também