O Dicionário de Cambridge escolheu a palavra do ano de 2025: parassocial. Este adjetivo descreve a sensação de conexão que uma pessoa pode ter com uma figura pública que não conhece pessoalmente, um personagem fictício ou até mesmo com uma ferramenta de inteligência artificial.
Segundo a equipe editorial da Universidade de Cambridge, localizada no Reino Unido, a escolha da palavra reflete o crescimento da popularidade dos assistentes virtuais capazes de apresentar personalidades, assim como o papel das redes sociais em intensificar a proximidade entre fãs e celebridades — sejam músicos ou influenciadores digitais.
A Cambridge destaca alguns debates que motivaram o aumento nas buscas pelo termo “parassocial” neste ano. O primeiro diz respeito à ética dos influenciadores que aproveitam essas “relações parassociais” com seus seguidores para promover publicidade. O segundo debate, que ganhou destaque em junho, aborda os possíveis impactos dos chatbots — programas que simulam conversas — desenvolvidos por empresas como Meta (Facebook, Instagram e WhatsApp) e OpenAI (criadora do ChatGPT) na saúde mental e no desenvolvimento infantil.
Em setembro de 2025, o Dicionário Cambridge atualizou a definição de parassocial para incluir a possibilidade de uma relação com uma inteligência artificial. “Bots de IA passaram a fazer parte das personalidades que despertam devoção parassocial”, explica a publicação.
Embora o termo tenha ganhado mais atenção recentemente, ele existe desde o século XIX, quando era usado para descrever a relação entre leitores e os personagens das obras literárias. Em 1956, os sociólogos Donald Horton e Richard Wohl, da Universidade de Chicago, observaram que telespectadores desenvolviam laços parassociais com personalidades da televisão, percebendo-as como amigos ou familiares.
“A palavra parassocial traduz o contexto de 2025. O que era um termo acadêmico tornou-se parte do vocabulário cotidiano”, afirmou Colin McIntosh, editor do Dicionário de Cambridge.
O que Taylor Swift tem a ver com isso?
A cantora norte-americana Taylor Swift foi mencionada como um dos motivos para a escolha da palavra do ano. A Cambridge citou como exemplo o anúncio do noivado da artista com o jogador de futebol Travis Kelce, ocorrido em agosto, fato que impulsionou as buscas pela palavra “parassocial”.
Esse fenômeno pode ser entendido pela reação dos fãs, que, apesar de não conhecerem Taylor Swift pessoalmente, sentiram como se estivessem presenciando a notícia de uma amiga de longa data.
