O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a Casa vai dar total atenção à medida provisória (MP) enviada pelo governo para amenizar os efeitos do tarifaço aplicado pelos Estados Unidos ao Brasil. “O que está em jogo são a economia, os empregos, as empresas e a soberania do país, e isso não é negociável”, disse ele durante um evento promovido pelo grupo Globo, nesta quarta-feira (27), em Brasília.
Hugo Motta ressaltou que a Câmara deve se reunir nos próximos dias para entender como o Senado vai conduzir essa MP. Além disso, existem outras medidas e projetos que o Senado aprovou recentemente.
Ele considerou que a MP apresentada é positiva, pois oferece crédito subsidiado e recursos fora do teto para ajudar os setores prejudicados. No entanto, o Legislativo ainda pode sugerir outras propostas que seriam incluídas na MP.
Hugo Motta reconheceu o esforço do Executivo para negociar com o governo dos Estados Unidos, mas frisou que não há interesse americano em dialogar. “Vejo que o governo brasileiro está aberto a conversar, mas parece que os EUA não querem abrir um canal de diálogo. Não é possível dialogar sozinho”, afirmou o presidente da Câmara.