26.5 C
Brasília
quarta-feira, 03/12/2025

Câmara reconhece serviços importantes com Medalha Mérito Legislativo 2025

Brasília
nuvens dispersas
26.5 ° C
27.3 °
26.5 °
57 %
3.6kmh
40 %
qua
28 °
qui
20 °
sex
22 °
sáb
24 °
dom
22 °

Em Brasília

A Câmara dos Deputados realizou nesta quarta-feira (3) a cerimônia de entrega da Medalha Mérito Legislativo 2025. Esta distinção, criada em 1983, é conferida a autoridades, personalidades e instituições, nacionais e estrangeiras, que contribuíram significativamente para o Poder Legislativo e para o Brasil. A indicação dos premiados é feita por líderes partidários e membros da Mesa Diretora.

O presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), na cerimônia solene, destacou que a homenagem não só reconhece os serviços prestados, mas também incentiva a continuidade dos esforços e inspira outras pessoas a seguir o exemplo dos agraciados.

Ele ressaltou que a lista dos contemplados é diversificada, incluindo indivíduos com diferentes visões, unidos pela busca da democracia, dos direitos humanos, da paz, da liberdade, da justiça e do progresso do país.

Segundo Hugo Motta, a condecoração representa reconhecimento não apenas aos méritos pessoais, mas reforça a confiança nas instituições que os homenageados representam.

Este ano, 36 pessoas e entidades foram premiadas, entre elas, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Edson Fachin, e o procurador-geral da República, Paulo Gonet.

O presidente da Câmara também citou o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Vital do Rêgo, e o ministro do STF, Cristiano Zanin, enaltecendo o comprometimento e a qualidade do trabalho desses líderes nos Poderes da União.

O 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Lula da Fonte (PP-PE), expressou reconhecimento aos homenageados, afirmando que todos desempenharam papéis que ultrapassaram o âmbito pessoal, conquistando a admiração da população brasileira.

Dentre os demais homenageados estão os governadores de Alagoas, Paulo Dantas, e do Maranhão, Carlos Brandão; a diretora de Políticas de Educação do Campo e Educação Escolar Indígena do Ministério da Educação, Maria do Socorro Silva; e a rede de notícias CNN Brasil. Nem todos puderam comparecer à cerimônia na Câmara.

Veja Também