O presidente da Câmara, Hugo Motta, participou da solenidade de entrega da Medalha Prefeitos pela Alfabetização das Crianças, que reconheceu 78 prefeituras que se destacaram no avanço da alfabetização infantil. Cada estado teve três cidades premiadas, com a presença de representantes de 29 municípios homenageados na sessão.
O critério principal para a premiação foi o Indicador Criança Alfabetizada, calculado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que avalia o progresso na alfabetização das crianças no Brasil.
Atualmente, o Brasil apresenta resultados baixos tanto no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) quanto no desempenho em leitura.
Hugo Motta ressaltou que a homenagem é uma forma de reconhecimento a quem prioriza a educação. “Alfabetizar é um compromisso vital com o futuro. Significa abrir portas para sonhos e trilhar caminhos iluminados. Investir em educação é investir no Brasil, pois nenhuma construção nacional é tão sólida quanto a fundamentada no conhecimento.”
O segundo-secretário da Câmara, deputado Lula da Fonte, destacou o valor simbólico da homenagem, sendo esta a primeira edição da medalha dedicada aos prefeitos que se empenham na alfabetização infantil.
O padrão nacional de alfabetização avalia habilidades como a capacidade de ler palavras, frases e textos curtos, localizar informações claras e realizar inferências em textos com linguagem verbal e não verbal.
Diversos municípios foram reconhecidos, entre eles: Acrelândia e Marechal Thaumaturgo (AC); Tartarugalzinho (AP); Atalaia do Norte e Japurá (AM); Porto de Moz (PA); Jequiá da Praia (AL); Malhada de Pedras (BA); Coreaú (CE); Carnaubeira da Penha, Cumaru (PE); Francisco Dantas e Ouro Branco (RN); Canhoba e São Cristóvão (SE); Mossâmedes e Mutunópolis (GO); Ecoporanga (ES); São José de Ubá (RJ); Santa Clara d’Oeste e Vitória Brasil (SP); Porto Lucena (RS); e Arabutã (SC).
Também estiveram presentes representantes do Unicef, da Fundação Lemann e da Associação Bem Comum.
Além da medalha, os prefeitos receberam um certificado de reconhecimento especial por suas contribuições.

