14.5 C
Brasília
sexta-feira, 13/02/2026

Câmara dos EUA rejeita tarifas de Trump contra Canadá

Brasília
céu pouco nublado
14.5 ° C
15 °
14.5 °
100 %
1.5kmh
20 %
sex
29 °
sáb
26 °
dom
26 °
seg
27 °
ter
27 °

Em Brasília

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos aprovou uma resolução que rejeita as tarifas impostas pelo ex-presidente Donald Trump sobre produtos importados do Canadá. A decisão contou com o apoio de deputados republicanos e democratas, representando uma significativa derrota para Trump dentro do próprio partido.

A medida contesta a declaração de “emergência nacional” usada por Trump para justificar as tarifas, alegando que essa medida não é apropriada para a situação e que as tarifas poderiam prejudicar consumidores americanos com aumento de preços.

As tarifas foram inicialmente justificadas por preocupações relacionadas ao acordo comercial entre o Canadá e a China e também por questões de segurança nacional ligadas ao combate ao tráfico de drogas, especialmente o fentanil.

O presidente da Câmara, Mike Johnson, alertou para a necessidade de aguardar uma decisão da Suprema Corte sobre a questão, enquanto o presidente Trump ameaçou punir republicanos que votassem contra as tarifas nas eleições futuras.

A resolução ainda precisa ser aprovada no Senado e, mesmo que aprovada, pode ser vetada por Trump, o que exigiria uma maioria qualificada para ser derrubado.

Empresários e eleitores expressaram descontentamento com as políticas tarifárias de Trump, preocupados com os impactos econômicos negativos, como aumento nos custos para as famílias americanas.

Veja Também