A Câmara dos Deputados realizará uma audiência com Mike Benz, ex-funcionário do Departamento de Estado dos Estados Unidos, para discutir alegações de que houve uma possível interferência norte-americana no Brasil. A sessão está marcada para esta quarta-feira (5/8), conforme informado pelo presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (Creden), deputado federal Filipe Barros (PL).
Acusações de interferência
No início do segundo mandato do governo Donald Trump, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) passou a ser alvo de críticas públicas, incluindo do bilionário Elon Musk. Trump adotou uma retórica semelhante, acusando a USAID de estar formada por “radicais de esquerda”.
A USAID foi acusada de interferir nas eleições presidenciais brasileiras recentes e chegou a ser encerrada durante a administração Trump. Segundo Benz, Washington teria atuado nas eleições de 2022 por meio dessa agência para evitar a reeleição do então presidente Jair Bolsonaro (PL), atualmente enfrentando julgamento por suposta tentativa de golpe de Estado.
Mike Benz ocupou o cargo de secretário do Departamento de Estado no primeiro governo de Donald Trump. Apesar das graves alegações feitas contra a USAID, até agora ele não apresentou evidências concretas que comprovem uma interferência oficial dos Estados Unidos nas eleições brasileiras.
Contexto e repercussão
As declarações de Benz surgiram em meio a uma campanha pública de críticas do presidente norte-americano e de Elon Musk contra a USAID. A agência, dedicada a ajudar em questões humanitárias, gerou polêmica significativa durante aquele período.