Pedro Westphalen sugeriu a realização de um debate na Comissão de Saúde da Câmara dos Deputados sobre o Projeto de Lei 3037/25, que propõe a criação da Política Nacional de Cuidado Integral para pessoas com Doença de Parkinson.
A audiência pública ocorrerá no plenário 7, às 17 horas, na próxima terça-feira (9).
O deputado Pedro Westphalen (PP-RS), autor da proposta, destaca que a Doença de Parkinson é um distúrbio neurodegenerativo que prejudica os movimentos das pessoas.
Atualmente, estima-se que mais de 500 mil brasileiros com 50 anos ou mais vivam com essa condição, podendo chegar a 1,2 milhão até 2060, devido ao envelhecimento da população.
Ele ressalta que essa situação tende a piorar considerando a crescente demanda sobre o sistema de saúde, que já enfrenta falta de profissionais especializados, leitos para tratamentos prolongados e serviços de reabilitação.
Para Pedro Westphalen, a implementação de uma política nacional garantirá um cuidado organizado e completo para os cidadãos com Parkinson, reforçando o compromisso do Estado com a dignidade humana e o direito à saúde.
Os sintomas da doença aparecem de forma lenta e gradual, começando com tremores, rigidez muscular, lentidão nos movimentos e dificuldades para caminhar. Também podem surgir problemas com o raciocínio e comportamento.
Nos estágios mais avançados, a demência é comum.
Embora não exista cura para o Parkinson, tratamentos estão disponíveis para desacelerar o avanço da doença e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

