A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados realizará uma discussão nesta quinta-feira (14) sobre métodos naturais para controlar a planta invasora conhecida como unha-do-diabo (Cryptostegia madagascariensis) nas regiões onde crescem as carnaúbas.
O pedido para essa audiência pública partiu do deputado Leônidas Cristino (PDT-CE) e está marcada para as 10 horas, no plenário 2. Será um debate interativo, com lista de convidados e possibilidade de participação por meio de perguntas.
Uma ameaça para a economia local
A unha-do-diabo forma agrupamentos densos que impedem a passagem de animais e pessoas, consomem a pouca água disponível e soltam uma seiva tóxica, o que torna difícil o seu controle.
A carnaúba é uma planta símbolo da região Nordeste, com uma cera que movimenta uma cadeia produtiva importante, especialmente no Ceará, onde cerca de 96,3 mil pessoas trabalham diretamente nesse setor.
Cristino destaca que uma pesquisa coordenada pelas universidades de Viçosa e do Ceará tem mostrado avanços promissores no controle biológico da unha-do-diabo. O deputado quer apresentar e discutir esses resultados durante a audiência.