25.5 C
Brasília
terça-feira, 25/11/2025




Câmara avalia processos contra nove deputados no Conselho de Ética

Brasília
nuvens dispersas
25.5 ° C
26.1 °
25.4 °
58 %
7.2kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
29 °
sex
28 °
sáb
25 °

Em Brasília

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados está votando nesta terça-feira (22/11) sobre a abertura de processos disciplinares contra nove deputados federais. As denúncias envolvem desde ofensas pessoais até tumultos em sessões legislativas, contemplando parlamentares de diversos partidos, incluindo PT e PL.

A seguir, a lista dos deputados e os motivos para os pedidos de abertura dos processos disciplinares:

  • Gilvan da Federal (PL-ES): tem duas denúncias. Uma delas por fazer declarações gravemente ofensivas contra a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann. A outra denúncia envolve desejar a morte do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
  • André Janones (Avante-MG): enfrenta três denúncias. A primeira é decorrente de confronto com o deputado Nikolas Ferreira (PL-MG). Outra resulta de uma discussão no X (ex-Twitter) onde Janones acusa o deputado Gustavo Gayer (PL-GO) de assassinato. A terceira denúncia versa sobre suposta prática de rachadinha em seu gabinete, feita por ex-assessor.
  • Kim Kataguiri (União Brasil-SP): foi denunciado pelo Psol por uma discussão com a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG), em que ele menosprezou a parlamentar indígena, comparando-a a um ‘cosplay’.
  • Lindbergh Farias (PT-RJ): uma das denúncias rejeita acusações feitas pelo deputado Marcel Van Hattem (Novo-RS) contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. Outra denúncia recente refere-se a episódio em que Lindbergh chamou Gustavo Gayer de ‘canalha’.
  • Éder Mauro (PL-PA): acusado de agressão ao bancário Bruno Silva, que se manifestou politicamente contra o ex-presidente Jair Bolsonaro. A acusação inclui intimidação e uso de força física.
  • Guilherme Boulos (Psol-SP): licenciado do mandato de deputado e atual ministro, ele é alvo de representação pelo PL, que alega que Boulos ofendeu, no plenário, os deputados Gustavo Gayer e Gilvan da Federal com termos considerados inadequados para o debate político.
  • José Medeiros (PL-MT): denúncia do Psol aponta que Medeiros atacou o deputado Ivan Valente (Psol-SP) nas redes sociais com insultos pessoais e falsas acusações.
  • Sargento Fahur (PSD-PR): é alvo por um episódio envolvendo o deputado Pastor Henrique Vieira (Psol-RJ), em que Fahur afirmou desejar interpretar um policial que agride Vieira em um filme hipotético.
  • Célia Xakriabá (Psol-MG): denunciada pelo PL após tumulto na votação de projeto ambiental, a deputada supostamente atingiu com uma caneta o deputado Kim Kataguiri e, involuntariamente, acertou o Sargento Fahur.

Nesta sessão, o Conselho de Ética também examinará a queixa do Psol contra o deputado Kim Kataguiri (União-SP), que acusa o parlamentar de violência política por gênero e raça contra a deputada Célia Xakriabá (Psol-MG).




Veja Também