24.5 C
Brasília
segunda-feira, 29/12/2025

Câmara aprova pena maior para violência contra mulheres no campo

Brasília
nuvens quebradas
24.5 ° C
24.5 °
24.5 °
69 %
2.1kmh
75 %
seg
25 °
ter
30 °
qua
29 °
qui
29 °
sex
27 °

Em Brasília

A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que aumenta as punições para crimes contra mulheres em áreas rurais.

Segundo a nova regra, a pena para feminicídio será aumentada entre um terço e a metade se o crime ocorrer em propriedades rurais. Para lesão corporal contra mulheres nestas áreas, a punição também será elevada em um terço.

Além disso, todos os serviços de saúde, públicos ou privados, deverão registrar obrigatoriamente suspeitas de violência contra mulheres rurais. O relatório foi preparado pela deputada Dilvanda Faro (PT-PA), autora do projeto de lei 1298/25, que tomou como base proposta da deputada Marussa Boldrin (MDB-GO).

Dilvanda Faro destacou a situação de vulnerabilidade das mulheres no campo, que muitas vezes têm medo de denunciar por vergonha, dependência econômica e social, além da falta de presença policial em locais afastados.

O projeto altera o Código Penal e a Lei de Notificação Compulsória. Depois de aprovado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, seguirá para revisão na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, e poderá ser votado pelo Plenário da Câmara. Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada também no Senado.

Veja Também