A partir desta quinta-feira (18/9), inicia-se no Brasil a sexta onda de calor do ano de 2025, que afetará regiões do Centro-Oeste, partes do Nordeste, especialmente o interior da Bahia, sul do Maranhão e Piauí, além do Norte, Sudeste e Sul do país, como o interior de São Paulo, Minas Gerais e norte do Paraná.
Segundo especialistas em meteorologia, a definição de uma onda de calor ocorre quando as temperaturas permanecem pelo menos 5ºC acima da média normal durante cinco dias consecutivos ou mais. Nos próximos dias, espera-se calor intenso no Triângulo e sul de Minas Gerais e no interior paulista.
No Centro-Oeste, há possibilidade de temperaturas alcançarem ou superarem 40°C em áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, especialmente entre sexta-feira (19/9) e sábado (20/9).
Em Cuiabá (MT), os termômetros devem oscilar entre 38°C e 40°C no sábado e no domingo (21/9). Já em Campo Grande (MS), o calor será forte, com máximas previstas entre 35°C e 36°C na sexta e no sábado. No Pantanal, a sensação térmica pode ultrapassar os 40°C durante o fim de semana.
Como será a onda de calor
De acordo com a Climatempo, uma massa de ar seco e quente vai predominar sobre grande parte do país, dificultando a formação de nuvens e acumulando o calor.
As temperaturas ficarão entre 5°C e 8°C acima da média em regiões que abrangem do norte do Paraná ao sul do Maranhão, incluindo boa parte do Centro-Oeste, interior do Sudeste, Norte e Nordeste.
No Centro-Oeste, Cuiabá e Campo Grande podem superar os 40°C, enquanto Goiânia e Brasília terão temperaturas entre 33°C e 35°C, com umidade do ar frequentemente abaixo de 30%.
No Sudeste, o calor vai se destacar no interior de São Paulo, no Triângulo Mineiro e no sul de Minas, com máximas de 37°C a 39°C. Na capital paulista, a previsão é de até 33°C na sexta, enquanto Belo Horizonte pode atingir 31°C e Rio de Janeiro deve registrar temperaturas acima de 32°C no final da semana.
No Norte, Palmas poderá ultrapassar os 40°C. Estados vizinhos, como o sul do Maranhão e o oeste da Bahia, também enfrentarão temperaturas elevadas.
No Nordeste, o calor será mais sentido no interior, especialmente no Piauí e oeste baiano, com termômetros marcando entre 36°C e 38°C, e sensação térmica ainda maior.
Na região Sul, o calor será mais concentrado no norte do Paraná, onde Curitiba deve ter dias de calor acima da média, com temperaturas entre 27°C e 29°C.