O último sábado de 2025 será marcado por temperaturas elevadas em quase todo o Brasil. Uma forte onda de calor, intensificada por um vórtice ciclônico em altos níveis da atmosfera, causará um dia de calor intenso. Conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), oito estados, incluindo todas as regiões do Sudeste, além de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, estão sob alerta máximo.
De acordo com o órgão, essa condição deve durar até a segunda-feira seguinte (29/12) e caracteriza-se pelo aumento de 5°C na temperatura média, o que pode representar riscos à saúde, como desidratação e piora em doenças respiratórias. A temperatura máxima prevista é de 38°C na cidade do Rio de Janeiro e 33°C em São Paulo.
Chuvas fortes
Mesmo com o calor intenso, devido à presença de um vórtice ciclônico em altos níveis que causa bloqueio atmosférico e amplifica a ação de uma massa de ar quente e seco, o sábado deverá apresentar chuvas fortes em várias regiões do Brasil.
No Sul do país, por exemplo, a chegada de uma frente fria provocará grandes volumes de chuva, que podem chegar a 100 mm em um dia, acompanhadas de ventos fortes de até 60 km/h no Rio Grande do Sul. Apesar do calor abafado, o aumento das instabilidades climáticas pode causar tempestades, risco de alagamentos, descargas atmosféricas e até granizo nesse estado.
A combinação de umidade e calor vai favorecer pancadas de chuva nas regiões Norte e Centro-Oeste. Estados como Acre, Roraima e Mato Grosso poderão registrar até 50 mm de chuva em um dia e estão em alerta para tempestades e chuvas intensas. A temperatura máxima prevista é de 30°C em Rio Branco (AC), 34°C em Boa Vista (RR) e Cuiabá (MT).
No Nordeste, a instabilidade e o calor também permanecem. Há possibilidade de chuvas rápidas e pontuais nas áreas litorâneas, como em Salvador (BA) e Fortaleza (CE), onde as temperaturas alcançarão 32°C. Já no interior do Nordeste, o tempo deve permanecer estável, sem previsão de temporais.

