21.6 C
Brasília
sexta-feira, 26/12/2025

Calor forte e temporais: confira a previsão do tempo para sexta-feira

Brasília
céu limpo
21.6 ° C
24.2 °
21.5 °
73 %
0kmh
0 %
sex
31 °
sáb
31 °
dom
30 °
seg
30 °
ter
30 °

Em Brasília

Uma onda de calor está influenciando o clima do país, e a sexta-feira após o Natal (26/12) promete ser caracterizada por uma combinação de calor, umidade e condições atmosféricas que favorecem a formação de tempestades em grande parte do Brasil. A chuva será irregular, mas pode se intensificar em vários estados, com risco de fortes tempestades, ventos intensos e elevados volumes de precipitação em diferentes momentos do dia.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou que 20 estados estão sob aviso por chuvas intensas, tempestades e aumento da temperatura. Todos os estados da Região Sudeste, além de Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina, enfrentam avisos de onda de calor, que pode elevar os termômetros em até 5ºC acima da média.

Na cidade do Rio de Janeiro, o termômetro pode alcançar novamente os 40ºC. Na quinta-feira (25/12), o sistema Alerta Rio registrou a temperatura máxima de 40,1ºC, maior desde 6 de outubro, quando os termômetros atingiram este mesmo valor. A previsão indica que a capital fluminense poderá atingir novamente essa temperatura no domingo (28/12).

Calor predomina no país

Na Região Centro-Oeste, o calor continua intenso. Goiânia (GO) terá uma sexta-feira quente, com temperaturas máximas próximas dos 33°C, enquanto Brasília (DF) terá calor moderado, com máximas ao redor dos 30°C e tempo mais seco durante o dia. Em Campo Grande (MS) e no leste do estado, o calor segue forte, com predomínio do sol e possibilidade de pancadas isoladas de chuva no final do dia.

No Sul do Brasil, o calor avança principalmente sobre Paraná (PR) e norte de Santa Catarina (SC). Curitiba (PR) enfrentará dias com temperaturas elevadas, variando entre 30°C e 33°C, e maior instabilidade atmosférica, o que, aliado à umidade, aumenta o risco de fortes pancadas especialmente no período da tarde e noite.

Em Santa Catarina, cidades como Florianópolis (SC) alternam momentos de sol e calor com aumento de nuvens ao longo do dia. Já no Rio Grande do Sul (RS), o calor tende a diminuir um pouco, porém continuará presente com pancadas de chuva em algumas regiões do norte do estado.

Sensação de abafamento

Embora não esteja sob influência da onda de calor, o Norte do Brasil segue com temperaturas elevadas e sensação de abafamento constante. Em cidades como Manaus (AM), Rio Branco (AC) e Porto Velho (RO), o calor típico da estação se mistura com alta umidade, favorecendo chuvas frequentes. Ainda assim, o calor será o fator predominante, principalmente nos períodos sem chuva.

No Nordeste, o calor também predomina. Capitais como Salvador (BA), Fortaleza (CE), Natal (RN) e Recife (PE) terão temperaturas próximas ou superiores a 30°C, com predomínio de sol e chuvas rápidas em alguns momentos. No interior de estados como Maranhão (MA) e Piauí (PI), o calor intenso se combina com a instabilidade crescente, aumentando a probabilidade de chuvas fortes.

Veja Também