Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a segunda-feira (12) será de verão para a maior parte do Brasil, com muito calor, temperaturas altas e chuvas isoladas. O Rio de Janeiro pode ter termômetros chegando a 41°C.
O calor facilita a formação de nuvens carregadas, o que pode causar pancadas de chuva e trovoadas em várias regiões do país. Essa situação é comum nesta época e pede cuidado para mudanças rápidas no tempo.
Grande parte das regiões Norte, Centro-Oeste e parte do Sul está sob alerta de “perigo potencial” por tempestades, chuvas fortes e acúmulos significativos. Estados como São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul podem receber chuvas em grande quantidade.
Também há alerta para chuvas acumuladas em Santa Catarina e no norte do Rio Grande do Sul. No Norte, são esperadas chuvas fortes, com volumes de até 50 mm na maior parte da área, enquanto cidades como Belém e Boa Vista podem chegar a 34°C.
Na região Centro-Oeste, a temperatura máxima prevista é de 33°C em Cuiabá, seguida por 31°C em Campo Grande, 30°C em Brasília e 29°C em Goiânia. Depois de um domingo com clima seco, o tempo deve ficar mais nublado e a chuva volta a aparecer em todas as capitais da região.
