Nos últimos dias do ano, diversas regiões do Brasil estão enfrentando temperaturas elevadas devido a um bloqueio atmosférico que está presente sobre parte do país. Esse fenômeno impede a movimentação dos sistemas climáticos e mantém o calor intenso, especialmente no Sudeste, conforme a Defesa Civil do Estado de São Paulo.
Com essa situação, várias cidades estão registrando temperaturas pelo menos 5°C acima da média para esta época do ano, com madrugadas e manhãs bastante quentes e abafadas.
As cidades de São Paulo e Rio de Janeiro também sofreram com temperaturas recordes na quinta-feira, 25, durante o Natal.
No dia 23, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta laranja para onda de calor em várias regiões, válido até ao menos a sexta-feira, 26, para os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, e partes de Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Paraná e Santa Catarina.
A Defesa Civil de São Paulo indica que o calor intenso deve continuar até o domingo, 28.
O calor vai continuar?
O ar quente e úmido que segue sobre a região Centro-Oeste e Sudeste tem trazido dias com sol forte e temperaturas altas, de acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE).
Na quinta-feira, 25, São Paulo registrou a maior temperatura do ano, com 35,9ºC, enquanto o Rio de Janeiro atingiu 40,1ºC, a máxima histórica do mês de dezembro.
Situação na cidade de São Paulo
Segundo o CGE, o calor persiste principalmente durante as tardes na capital paulista e em cidades próximas da Região Metropolitana.
As madrugadas continuam causando sensação de abafamento, e a previsão é de que esse quadro dure ainda alguns dias, podendo bater novos recordes de temperatura máxima do ano.
Após uma sexta-feira com sol forte, o sábado, 27, terá madrugada quente, sol com poucas nuvens e possibilidade de chuvas rápidas à tarde.
Previsão do tempo para os próximos dias, segundo a Meteoblue:
- Sábado: entre 23ºC e 33ºC;
- Domingo: entre 24ºC e 33ºC;
- Segunda-feira: entre 23ºC e 32ºC.
Quando o calor vai diminuir em São Paulo?
Na capital paulista, as temperaturas devem começar a cair a partir de 1º de janeiro, com máxima prevista de 29ºC, e o retorno das chuvas com mais intensidade.
Espera-se que em 4 de janeiro a máxima fique em torno de 24ºC.
Estadão Conteúdo.

