O primeiro dia de dezembro traz variações climáticas significativas pelo Brasil. Enquanto a maior parte das regiões Norte e Sul enfrenta alertas para tempestades, o Nordeste está sob influência de tempo seco e ar muito seco, com a umidade relativa do ar podendo atingir níveis alarmantes de até 20%.
Na região Nordeste, os estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, assim como partes de Alagoas, Sergipe, Bahia, Piauí e Maranhão enfrentam baixa umidade. Diferentemente das outras regiões, o Nordeste não está sob alertas de tempestade emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Dois avisos importantes foram emitidos: um na região Sul, abrangendo grande parte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina (exceto o litoral) e o sul do Paraná; e outro para partes do Amazonas, Pará, Roraima, norte de Tocantins, Rondônia e norte do Mato Grosso, com previsão de chuvas que podem atingir 100mm e ventos de até 60 km/h. Este segundo aviso é válido até a terça-feira (2/12).
Outras áreas do país estão sob alerta de chuvas intensas, incluindo as regiões Norte, Centro-Oeste, o interior do Nordeste, centro-norte de Minas Gerais, Espírito Santo e o norte da região fluminense. Nessas localidades, o acúmulo de chuva pode chegar a 50 mm por dia.
No Rio de Janeiro, o dia começa com sol entre nuvens e temperaturas que podem atingir até 35°C, porém, há previsão de tempo fechado, pancadas de chuva e chance de granizo no período da tarde e noite, mesmo sem alertas oficiais para o estado. Já em São Paulo, o sol também predomina no início do dia, com possibilidade de chuvas isoladas e leves e temperaturas máximas por volta dos 35°C.
Além dessas capitais, Salvador e Belo Horizonte são outras cidades que não estão incluídas nas áreas com alertas de tempestade para hoje, com máximas previstas de 29°C e 33°C, respectivamente.

