29.5 C
Brasília
sexta-feira, 26/12/2025

Califórnia enfrenta fortes tempestades no Natal com ao menos 3 mortos

Brasília
nuvens dispersas
29.5 ° C
30.9 °
29.5 °
34 %
2.6kmh
40 %
sex
30 °
sáb
31 °
dom
31 °
seg
30 °
ter
30 °

Em Brasília

Intensas tempestades provocaram enchentes em grande parte da Califórnia, localizada na costa oeste dos Estados Unidos. O fenômeno afetou principalmente Los Angeles e outras regiões do sul do estado, onde cerca de 27 centímetros de chuva resultaram na morte de pelo menos três pessoas até a noite de quinta-feira (26/12).

As condições climáticas adversas provocaram riscos à segurança pública, bloqueios em vias, danos na infraestrutura e falta de energia elétrica, deixando aproximadamente 100 mil moradores da Califórnia sem luz na noite de quinta-feira. Devido à instabilidade do tempo e à possibilidade de novas enchentes, ordens de evacuação foram emitidas para residentes em partes do condado de Los Angeles e no sul da Califórnia.

Conforme reportado pelo BBC News, equipes de resgate atuaram em múltiplas operações para auxiliar pessoas presas em veículos devido ao aumento do nível das águas. O governador da Califórnia, Gavin Newsom, declarou estado de emergência na quarta-feira (24/12), atitude respaldada pela prefeita de Los Angeles, Karen Bass.

“Com previsão de rios atmosféricos, chuvas intensas e ventos fortes, declaro estado de emergência nos condados de Los Angeles, Orange, Riverside, San Bernardino, San Diego e Shasta para mobilizar autoridades de emergência e posicionar recursos antecipadamente, visando proteger nossas comunidades”, escreveu o governador no X.

O Escritório de Serviços de Emergência da Califórnia informou o deslocamento de mais de 250 profissionais e equipamentos para 14 condados, incluindo especialistas em resgate em águas rápidas, equipes urbanas de busca e salvamento, caminhões de bombeiros e helicópteros.

O Centro de Previsão Meteorológica dos EUA alertou para a possibilidade de novos episódios de enchentes repentinas nas próximas horas.

Vítimas

Segundo o BBC News, um homem de 64 anos, residente de San Diego, faleceu após ser atingido por uma árvore na manhã de quarta-feira. Um homem de 74 anos morreu afogado no final de semana, enquanto a polícia tentava socorrê-lo de um veículo em Redding. Uma mulher de 70 anos faleceu ao ser arrastada para o oceano após ser derrubada de uma rocha por uma onda grande no Parque Estadual MacKerricher, localizado no Condado de Mendocino, conforme informações do gabinete do xerife da Califórnia.

O serviço meteorológico recomendou que residentes das áreas afetadas permaneçam nos andares inferiores das residências durante a tempestade e evitem proximidade de janelas. Também alertou para o risco de queda de galhos e outros detritos e sugeriu dirigir com cautela em caso de necessidade de trânsito.

Estas tempestades foram originadas por vários rios atmosféricos que transportaram grandes volumes de umidade dos trópicos durante uma das semanas de maior deslocamento de viajantes do ano.

Veja Também