19.5 C
Brasília
quarta-feira, 16/04/2025

Calheiros diz que oposição vai pedir impeachment de Augusto Aras na PGR após eleições

Brasília
nuvens quebradas
19.5 ° C
20 °
19.2 °
100 %
2.1kmh
75 %
qua
24 °
qui
25 °
sex
25 °
sáb
27 °
dom
28 °

Em Brasília

Senador também criticou postura do líder do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmando que ele “tem tido comportamento não compatível com a evolução de investigações” de CPIs a serem abertas.

© Foto / Agência Senado / Pedro Franзa
Nesta quinta-feira (28), o ex-presidente do Senado, Renan Calheiros (MDB), afirmou em entrevista ao UOL que a oposição vai entrar com um processo de impeachment do procurador-geral da República, Augusto Aras, logo após as eleições.
“Não há como não interpor o impeachment do procurador-geral [Augusto Aras] pelo conjunto da obra, pela maneira como ele tem se comportado, como cabo eleitoral do presidente”, afirmou.
Indagado por que não começava o processo agora, o senador disse que, após as eleições, com a provável derrota do governo, haverá uma “correlação de forças” mais propícia.
No entanto, acrescentou que o pedido não foi apresentado antes, porque o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) “tem tido comportamento não compatível com a evolução das investigações”.
Ao mesmo tempo, Calheiros declarou que também logo após o pleito, a oposição também deverá voltar à carga pela instalação Comissões Paramentares de Inquérito sobre casos engavetados, como as denúncias de corrupção no Ministério da Educação, na Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) e no Departamento Nacional de Obras contra a Seca.
Renan disse ainda que “haverá tempo” suficiente para o impeachment de Aras após as eleições. Referindo-se a Rodrigo Pacheco, declarou acreditar que as eleições mudarão “pelo menos o nível de consciência dele”.

Veja Também