A Secretaria de Economia do Distrito Federal (Seec-DF) anunciou as datas para o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) referente ao ano de 2026. A Portaria Nº 923, divulgada no Diário Oficial do Distrito Federal, estabelece que o pagamento da primeira parcela ou da cota única será feito entre os dias 23 e 27 de fevereiro, conforme o último número da placa do veículo. Por exemplo, veículos com placa terminada em 1 ou 2 devem pagar em 23 de fevereiro.
Os boletos para o pagamento estarão disponíveis a partir de 1º de janeiro. O contribuinte pode parcelar o valor em até seis vezes iguais, desde que cada parcela tenha no mínimo R$ 50. Se o valor do IPVA for inferior a R$ 100, o pagamento será em cota única. Quem optar pelo pagamento à vista recebe um desconto de 10%, conforme explica Fabrício Bernardes, gerente do IPVA na Secretaria de Economia.
As alíquotas do imposto permanecem as mesmas: 1% para veículos de carga com capacidade acima de 2.000 kg, caminhões-tratores, micro-ônibus, ônibus e tratores; 2% para motocicletas, ciclomotores, motonetas, quadriciclos e triciclos; e 3% para automóveis, caminhonetes e utilitários.
O valor do imposto pode variar de acordo com o ano e a marca do veículo, refletindo o mercado.
Se o contribuinte discordar do lançamento do IPVA, pode fazer reclamação no prazo de 30 dias úteis após a publicação do Edital de Lançamento, diretamente pelo Portal de Serviços da Receita do Distrito Federal, na seção de atendimento virtual, escolhendo o tipo de pessoa, assunto IPVA e o tipo de atendimento para reclamação contra o lançamento.
*Informações da Secretaria de Economia do Distrito Federal
